Mapeo Estricto Sensu sobre las cuestiones étnico-raciales y la formación de profesores de historia

Autores/as

  • Rusiane da Silva Torres Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16738

Palabras clave:

Estado del conocimiento, Licenciatura en Historia, Educación antirracista

Resumen

Esta investigación, de tipo estado del conocimiento, se llevó a cabo con el propósito de mapear estudios académicos que discuten la cultura africana y afrobrasileña en los programas de licenciatura en Historia. El estudio se realizó con datos primarios obtenidos a través del Banco de Tesis y Disertaciones de CAPES. La metodología adoptada en el artículo consistió en un análisis cualitativo, mediante una revisión bibliográfica sobre el tema de estudio. Como resultado, observamos la predominancia de un plan de estudios centrado en lo eurocéntrico en los programas de formación inicial de profesores de Historia. Las culturas africanas y afrobrasileñas aparecen de manera secundaria en los planes de estudio de los programas de licenciatura en Historia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rusiane da Silva Torres, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação UERN/UFERSA/IFRN. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem atuação nos cursos de Pós graduação em Educação Profissional (PROFept) e Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, politicas publicas, Relacoes etnico raciais, Tecnologia social, Agroecologia, Economia Solidária, Gestão de resíduos e Saneamento ambiental.

Citas

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental temas transversais. Brasília, DF: MEC: SEF, 1997. 436 p

BRASIL, Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 1 fev. 2023.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: [MEC], 2004. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wpcontent/uploads/2012/ 10/DCN-sEducacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acesso em 02 jun. 2023

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 13-37.

CARVALHO, L. P. História e cultura afro-brasileira e indígena nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em História das IES públicas de Minas Gerais. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Uberaba, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/1422/1/Leandra%20Paulista%20de%20Carvalho.pdf Acesso em: 17 maio. 2023

CEREZER, O. M. Diretrizes curriculares para o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena: implementação e impactos na formação, saberes e práticas de professores de História iniciantes (Mato Grosso, Brasil). 2015. 327 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13687/1/DiretrizesCurricularesEnsinoHistoria.pdf Acesso em 18 maio. 2023

DIALLO, C. S. História da África e cultura afro-brasileira no Ensino Superior Público: análises sobre currículos e disciplinas dos cursos de licenciatura em História em Mato Grosso do Sul (2003-2016). 2017. 347 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Grande, Dourados, 2017. Disponível em: Acesso em 20 maio. 2023.

DIENSTMANN, G. Branquitude e Racismo nos Cursos de Graduação e Pós-graduação em História – construindo diálogos a partir do caso da UFRGS. 2023, 486 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/258062/001168450.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 20 maio. 2023.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARQUES, T. S. Branquitude e formação de professores de História: narrativas e representações de docentes em universidades do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado) -Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação, Canoas, BR-RS, 2022. Disponível em: https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM330.pdf. Acesso em: 18 maio. 2023.

MOROSINI, M. C; FERNANDES, C. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.- dez. 2014.

MUNANGA, K. Educação e diversidade étnico-cultural: a importância da história do negro e da África no sistema educativo brasileiro. In: MÜLLER, T. M. P.; COELHO, W. N. B. (org.). Relações étnico-raciais e diversidade. Niterói: Editora da UFF, 2013. p. 21-34.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, Paraná, v. 6, n. 6, p. 37-50, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 10 abr. 2023.

TORRES, R. S.; CARVALHO, G. P. O Ensino Religioso e as religiões afro-brasileiras: percepções de professores/as da Educação Básica. Identidade!, São Leopoldo, v. 25 n. 2, p. 27-41, jul.- dez. 2020.

VIEIRA, R. A.; MACIEL, L. S. B. Fonte investigadora em Educação: registros do banco de teses da CAPES. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 353-367, maio/ago. 2007.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

TORRES, Rusiane da Silva; ALVES, Sandra Maria Campos. Mapeo Estricto Sensu sobre las cuestiones étnico-raciales y la formación de profesores de historia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16738, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16738. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16738. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.