Percepciones de docentes de educación básica sobre la tríada Ciencia, Tecnología y Lenguaje desde la perspectiva del espacio cultural digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328

Palabras clave:

Percepción Docente, Ciencia, Tecnología y Lenguaje, Cultura Digital

Resumen

El objetivo es resaltar la percepción de los profesores sobre la propuesta de alfabetización científico-tecnológica teniendo el lenguaje como intersección en los primeros años de la escuela primaria. Se llevó a cabo una discusión focal y  análisis de contenido de Bardin. Destaca la demanda de formación de esta naturaleza

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Salcedo Gomes, UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotada no Departamento Interdisciplinar, do Campus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, PGIE/UFRGS. Coordenadora e Coordenadora Substituta do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, PEAD-CLN-UFRGS (2018-2023). Editora Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP/2021-) e Editora Gerente da Revista Informática na Educação: teoria prática. Autora e coautora de 30+ artigos em periódicos científicos, 10+ livros e capítulos de livros e 40+ trabalhos em eventos acadêmicos. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017) e em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e mestrado em Linguística Aplicada (2013) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Investiga relações entre educação, linguagem, tecnologias e cognição, com foco em EaD, E-learning, educação internacional, linguagem e comunicação digital, ensino e aprendizagem de línguas, recursos educacionais digitais e avaliação da aprendizagem.

Andresa Silva da Costa Mutz, UFRGS

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul vinculada ao Departamento Interdisciplinar (UFRGS/CLN), onde atende os cursos de graduação presenciais e os no formato EaD. Atua como docente permanente na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Doutora (UFRGS) e Mestre (ULBRA) em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação. Licenciada em História (UNISINOS). Líder do Grupo de Estudos em Educação, Interdisciplinaridade e Tecnologias - GEEDINTEC/UFRGS (CNPq) e do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS (CNPq) e membro no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG (CNPq). Atuou como professora Adjunta da FURG (2014-2018), na graduação e na Pós-Graduação em Educação, onde tem orientações de mestrado concluídas na Linha de Pesquisa dos Estudos Culturais em Educação.Como professora da Educação Básica (2000-2010), atuou na área da História, Geografia, Filosofia e Sociologia para os ensino fundamental e médio. Mantém projetos de pesquisa que contam com financiamento público e orientações de iniciação científica em já concluídos. Atuou como AVALIADORA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (2023) - Objeto 1 - Ensino Fundamental. Interesses de pesquisa: Educação, Discurso, Artefatos Culturais, Trabalho e Identidades Docentes na Cultura Digital. Problematizações acerca das marcas da Cultura Digital na vida contemporânea por meio da análise das relações entre discurso e produção de sujeitos com interesse especial em representações e processos identitários relacionados à docência em diversos "lugares" da mídia: revistas, jornais, blogs, redes sociais, plataformas digitais.

Andreia Santos Sachete, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade da Região da Campanha (2002), mestrado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2014) e doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de tecnologias em aprendizagem adaptativa

Citas

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: [s. n.], 2003.

BARBETA, C. Narrativas digitais e textos multissemióticos: relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46445, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46445. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46445. Acesso em: 6 abr. 2024

BARBOSA, M. C. S.; CANCIAN, V. A. WESCHENFELDER, N. V.. Pedagogo generalista: professor de educação infantil: implicações e desafios da formação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 51, p. 45-67, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROSO, V. C. Z. et al.. Elementos potencializadores da alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92986>. Acesso em: 10/02/2024 17:21

BAUER, M. W.; GASKELL. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13a.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018

CASTELLS, M.. A obsolescência da Educação. 7 de abr. de 2014 In Fronteiras do Pensamento. Disponível: https://youtu.be/eb0cNrE3I5g Acesso em 04 de abr. de 2024.

CAMPOS, C.J. G.. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista brasileira de enfermagem, v. 57, p. 611-614, 2004.

CETIC. Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, 2022. Disponível https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20230825143720/tic_domicilios_2022_livro_eletronico.pdf Acesso em 13 de fev. de 2024.

DANTAS, J. M. et al.. Alfabetização tecnológica no ensino de ciências. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93596>. Acesso em: 10/02/2024 11:20

ENKVIST, I. A boa e a má educação: exemplos internacionais. Kírion/CEDET: Campinas, SP, 2020.

FERRARI, A. Digital competence in practice: Na analysis of frameworks. Sevilla: JRC IPTS. .(DOI: 10.2791/82116), 2012.

FERREIRA, L. F. S.; SILVA, V. M. C. B.; MELO, K. E. da S.; PEIXOTO, A. C. B. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24761. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24761 Acesso em: 13 fev. 2024

FRAGA, D. M.; GOMES, R. S. Escrita na tela. 2015 https://issuu.com/editorauniritter/docs/escrita_na_tela

GERHARDT. T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa.[Organizado por]Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil–UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica–Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOMES. R. Gêneros Multissemióticos e Ensino: Uma Proposta de Matriz de Leitura. Trem de Letras, v. 4, n. 1, p. 56-80, 30 de jan. 2018. Disponível em http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/691 Acesso em 06/04/2024.

GOMES, R. S.; GOMES, M. S.; SILVA, L. K.; 2018 https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/195725/001090817.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 06/04/2024.

GOMES, R. S. Cognição enativa e linguagem. In: MAURENTE, V.; MARASCHIN, C.; BAUM, C. (Org.). Enação: percursos de pesquisa. – Dados eletrônicos – 1. ed. – Florianópolis: Edições do Bosque/NUPPE/CFC/UFSC, 2019.

GOMES, R. S.; GARCIA, R. S.; LUZ, K. A. S. Entre o olhar e o clicar: intersemioses em um curso de extensão. In: FERNANDES, T.; MACIEL, C.; SANTOS, E. (Orgs.). Educação a distância: multiletramentos e linguagens multimodais. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2020. p. 196-221.

LOIOLA, A. V. de S. F.; SACHETE, A.dos S.; GRANDI, R.; COSTA, A. S. da; GOMES, R. S.. Letramento digital: hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,2023. p. 258-267. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234404.

LOIOLA, A. V. de S. de F. et al. Desafios na formação de pedagogos para a alfabetização científico-tecnológica. In: Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação-Challenges 2021 (12.: 2021: Braga, Portugal). Livro de Atas [recurso eletrônico]. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2021.2021.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, n. 9, p. 57-72, 2000.

PIAGET, J.. Para onde vai a educação? 20 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

RAMOS, J. F.; DO ROSÁRIO, E. S.; DO ROSARIO , S. A. S. Formação continuada e o uso de ferramentas digitais no ensino: desafios e possibilidades durante a pandemia da COVID-19 em Bragança-PA. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 3774–3796, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n4-042. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/1265. Acesso em: 14 feb. 2024.

SANTOS, K. E. E.. Esta é a educação digital?. Revista Expressão, v. 12, n. 1, p. 26-30, 2023. 2023 ttps://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/revistaexpressao/article/view/6368

SASSERON, L. H. DE CARVALHO, A. M. P.. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SASSERON, L. H.. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1061-1085, 2018.

SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista , v. 35, 2019. Disponível em https://doi.org/10.1590/0102-4698209940 Acesso em 13 de fev. de 2024.

SILVA, M. B.; SASSERON, L. H. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, p. e34674, 2021. (Silva e Sasseron, 2021)

SOUZA, JB de.; CARVALHO, T. dos S. Formação de professores para o uso de tecnologias digitais: um relato de experiência no Colégio Estadual Professora Luzia Carvalho Silva. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 4, pág. e33710414156, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i4.14156. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14156. Acesso em: 13 fev. 2024.

VALLADARES, L.. Scientific literacy and social transformation: Critical perspectives about science participation and emancipation. Science & Education, v. 30, n. 3, p. 557-587, 2021.

Publicado

2024-06-26

Cómo citar

LOIOLA, Alba Valeria de Sant Anna de Freitas; GOMES, Raquel Salcedo; MUTZ, Andresa Silva da Costa; SACHETE, Andreia Santos. Percepciones de docentes de educación básica sobre la tríada Ciencia, Tecnología y Lenguaje desde la perspectiva del espacio cultural digital. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17328, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17328. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.