Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p01-15

Palabras clave:

Gestão escolar. Coordenador pedagógico. Educação a distância.

Resumen

No presente artigo, discutimos a gestão escolar no contexto maranhense, com foco na formação continuada do coordenador pedagógico, a partir de estudos que sistematizam os resultados de uma experiência de formação desenvolvida pelo Programa Escola de Gestores SEB/MEC, e ofertada pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação, em parceria, com a Seduc/Undime. Assim, o objetivo principal deste artigo é refletir e apresentar o escopo da formação continuada apresentada por esse programa, particularmente do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, na modalidade a distância, no estado do Maranhão. O caminho percorrido para essa reflexão é de cunho qualitativo, analisando-se e interpretando-se os elementos revelados pela realidade em estudo. Os resultados reafirmam a importância da formação continuada desses profissionais para a melhoria da qualidade da educação e apontam a necessidade de estudos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lélia Cristina Silveira de Moraes, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Educação

Camila Castro Diniz, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Educação

Citas

BERNAL, Edith González. Formação do tutor para a educação a distância: fundamentos epistemológicos. In: Eccos- Revista Científica, São Paulo, v. IO, n. I, p. 55- 88, jan/jun, 2008.

BRASIL. Diretrizes Nacionais do Programa Escola de Gestores da Educação Básica. 2009.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Programa Nacional Escola de Gestores da educação básica e a política de formação de gestores escolares, 2012. Disponível em:<http://anpae.org.br/seminario/ANPAE2012/1comunicacao/Eixo01_19/Alda%20Maria %20Duarte%20Araujo%20Castro_int_GT1.pdf>Acesso em: 27 de maio de 2018.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; ROCHA, Solange Helena Ximenes; DUARTE, Eliane Cristina Flexa. Coordenação pedagógica e formação continuada na perspectiva da gestão democrática. In: Cadernos Anpae. N° 130, v. 1, 2012. p. 1- 300.

CORTEZ, Catarina de Arruda. Conquistas e desafios da gestão escolar na prática da gestão democrática participativa: um estudo de caso na cidade de Querência (MT). Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de fora, 2015, 125fl.

DAMASCENO, Ednaceli Abreu. A reconfiguração do currículo na sala de aula pela cultura do desempenho. In: SANTOS, Lucíola Licínio de Castro; FAVACHO, André Márcio Picanço (org.). Políticas e práticas curriculares: desafios contemporâneos. Curitiba, PR: CRV, 2012. p. 151-165.

DAMASCENO, Ednacelí Abreu; GOTELIP, Grace; MELO, Lúcia de Fátima; SANTOS, Tatiane Castro dos. O Programa Nacional Escola de gestores escolares da Educação Básica: Uma análise da experiência desenvolvida no estado do Acre, 2013. Disponível em: <http://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/EdnaceliAbreuDamasceno-ComunicacaoOral-int.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2018.

DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da Educação Escolar. 4. ed. Cuiabá: UFMT- Rede e-Tec Brasil, 2012.

FERREIRA, Simone de Lucena; LOBO, Valéria Inês Tanajura. O tutor na educação a distância: que sujeito é esse? In: ARAÚJO, Bohumila; FREITAS, Kátia Siqueira de. Educação a Distância no contexto brasileiro: experiências em formação inicial e formação continuada. Salvador: ISP/UFPA, 2007.

FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. O Programa Escola de Gestores da Educação Básica e seus efeitos para a formação de gestores escolares em Minas Gerais. Tese (doutorado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação. 2015. 241 f.

GOMES, Alfredo Macedo; SANTOS, Ana Lúcia Felix dos; MELO, Darci Barbosa Lira de. Escola de gestores: política de formação em gestão escolar. In: RBPAE – v.25, n.2, p. 263-281, mai./ago. 2009.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5ª. Ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MORAIS, Francisca Clemente de. Caminhos da supervisão educacional: um estudo de caso. São Luís, Ufma;/ Secretaria Educação, 1985.

NASCIMENTO, Leandro Gileno Militão. Políticas públicas de formação do gestor escolar na rede municipal de Salvador-BA: uma análise do curso de gestão escolar. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologia Aplicada (GESTEC). Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Salvador, 2015. 100fl.

PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. In: Eccos- Revista Científica, São Paulo, v. IO, n. I, p. 39- 54, jan/jun, 2008.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. O coordenador pedagógico na escola pública: dilemas, contradições e desafios de um profissional iniciante. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 2, p.59-78 Mai./Ago. 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 25 de maio de 2018.

SILVA, Jussara Torres da. O curso de especialização em gestão escolar- Programa Escola de Gestores da Educação Básica: analisando a formação continuada dos gestores da cidade do recife na perspectiva do docente, 2014. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/V_EPEPE/posteres/JussaraTorresdaSilva-P08.pdf>Acesso em: 28 de maio de 2018.

SOUSA, Andréia da Silva Quintanilha; RAMALHO, Betânia Leite. Políticas de formação de professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexões. In: Revista Exitus, Volume 02, nº 01, Jan./Jun. 2012, p. 45- 55.

SOARES, Aline Raiany Fernandes; FERNANDES, Jéssica Luana; FREITAS, Simone Florêncio de; SILVA, Ciclene Alves da. O trabalho do coordenador pedagógico:desafios e perspectivas. 2014. Disponível em: < http://editorarealize.com.br/revistas/setepe/trabalhos/Modalidade_1datahora_26_09_2014 _20_43_31_idinscrito_831_df0ae0143a804dc34ba49e6362a2139f.pdf> Acesso: 28 de maio de 2018.

SCHNECKENBERG, Marisa. A Relação entre Política Pública de Reforma Educacional e a Gestão do Cotidiano Escolar. In: Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, fev./jun. 2000, p. 113-124.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. Projeto Pedagógico do curso de Especialização Lato Sensu em Coordenação Pedagógica, 2014.

Publicado

2018-08-31

Cómo citar

SILVEIRA DE MORAES, Lélia Cristina; DINIZ, Camila Castro. Gestão escolar no contexto maranhense: a formação continuada do coordenador pedagógico em discussão. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 01–15, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n21p01-15. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5194. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Política e gestão da educação: questões contemporâneas"

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.