Dificuldades, dilemas e pontos de tensão no uso da tecnologia: pela formação docente e inclusão sociodigital permanente
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p19-35Palabras clave:
Tecnologias. Inclusão Sóciodigital. Políticas Públicas.Resumen
O presente estudo analisa a utilização do laboratório de informática, avaliando dificuldades, dilemas e pontos de tensão enfrentados tanto por alunos quanto por docentes. Realizou-se uma pesquisa sobre a temática mediante coleta de dados por meio de questionários aplicados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, discentes de um estabelecimento de ensino público estadual, localizado em São José dos Pinhais-PR, e seus respectivos docentes, visando obter a as dificuldades, dilemas e pontos de tensão no uso do laboratório de informática. As análises apontam, principalmente, para impeditivos de infraestrutura no tocante à utilização do laboratório, tais como: equipamentos obsoletos e conexão de internet insuficiente, além do incipiente conhecimento sobre tecnologias, tanto por parte dos alunos quanto dos professores; resultados de políticas públicas de inclusão digital, interrompidas e atreladas a mandatos de governo, não havendo continuidade na troca de gestão, sendo necessário o compromisso permanente de inclusão digital e formação docente para o uso das tecnologias em ambientes escolares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).