Ensino interdisciplinar das projeções cartográficas e suas relações com a matemática através de podcasts

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p303-315

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Podcast, TIC na Educação

Resumen

O podcast tem se mostrado um recurso interessante no processo de ensino e aprendizagem. Reconhecendo suas potencialidades, decidiu-se por inseri-lo em sala de aula, de forma interdisciplinar, envolvendo matemática e geografia com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A aplicação do projeto teve uma duração de quatro semanas, tendo como objetivo principal trabalhar as projeções cartográficas, da geografia, através das planificações e cálculos matemáticos, usufruindo de meios tecnológicos, entre eles a produção de podcasts. Os alunos responderam a um questionário a fim de se verificar as potencialidades do uso do podcast em sala de aula e qual sua contribuição para o ensino e a aprendizagem. Ao final desta atividade pode-se perceber que os alunos são favoráveis e receptivos à utilização dos podcasts, sendo esta então uma alternativa à prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Antônio Sandini Trentin, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), professor do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF.

Citas

BOTTENTUIT, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In: IX Congreso internacional galego-portugués de psicopedagoxía. 2007. p. 78.

CARVALHO, A. A. A. Podcasts no Ensino: Contributos para uma Taxonomia. Ozarfaxinars, n. 8. 2009.

COSTA, R.L.; Barros, V.F.A.; Pinto, J.S.; Silvestre, J.A.; Neiva, L.S.; Thereza Jr, A.H. Internet e Laboratório de Informática: Dois Importantes Recursos Metodológicos para Surpreender os Estudantes e Beneficiar a Interdisciplinaridade. In XX SBIE. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE. 2009.

CRUZ, S.; BOTTENTUIT, J. B.; COUTINHO, C. P.; CARVALHO, A. A. O Blogue e o Podcast como Resultado da Aprendizagem com WebQuests. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Challenges 2007.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuíta, 2011.

FREIRE, E. P. A. Conceito educativo de Podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, v. 6, n. 1, p. 35-51, 2013.

LEMOS, S. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a escola. Boletim Técnico do Senac, v. 35, n. 3, p. 38-47, 2009.

MOURA, A.; CARVALHO, A. A. A. Podcast: potencialidades na educação. Prisma.com, n. 3, p. 88-110, 2006.

SILVA, C. F.; MUELLER, R. R. Webquest: Uma ferramenta adaptável para a pesquisa na Web. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, 2010.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

TRENTIN, Marco Antônio Sandini; SCOLARO, Joelma Kominkiewicz. Ensino interdisciplinar das projeções cartográficas e suas relações com a matemática através de podcasts. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 303–315, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p303-315. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5632. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.