Letramento digital no ensino médio: um estudo do gênero fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p331-348Palabras clave:
Multiletramentos. Linguagem. Ensino-aprendizagem Tecnologias Digitais. Fanfiction.Resumen
Este artigo investigou o uso da linguagem, vinculada às tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir do gênero fanfiction. Para realizar a investigação, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de campo que envolveu a aplicação de questionário virtual para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem linguagem, fanfiction, tecnologias digitais, bem como as práticas de letramento contemporâneo. Os resultados evidenciam que é possível inserir a fanfiction no contexto da sala de aula, favorecendo a implantação de novos letramentos, bem como a interação entre sujeito, leitura e escrita nos ambientes virtuais.
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