Sistema Nacional de Educação: críticas no contexto da implantação da BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p271-294

Palabras clave:

Sistema Nacional de Educação. BNCC. Regime de Colaboração.

Resumen

A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem por objetivo promover a equidade de oportunidades, definida pelo Governo Federal como uma ação democrática. No entanto, conforme legislação vigente, a implantação da Base está condicionada com a implementação de um Sistema Nacional de Educação (SNE). As articulações para diminuir as desigualdades seriam propostas pelo SNE e efetivadas pelo Regime de Colaboração entre os entes federados. Assim, este artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, mostra que a implantação de uma base comum, como ação solitária, não pode promover a efetiva democracia, mas esta seria viabilizada pelo estabelecimento de um Sistema Nacional de Educação, que vale destacar, não tem sido contemplado nas discussões das unidades federadas nacionais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson Pereira Branco, Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. UNESPAR/campus de Paranavaí. Docente da Secretaria da Educação e do Esporte do Estado do Paraná. 

Alessandra Batista de Godoi Branco, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí, Paraná, Brasil.

Lilian Fávaro Algrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Professora município de Nova Esperança e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Física da Matéria Condensada e Pós – doutorada em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/campus de Paranavaí). Paranavaí-PR, Paraná. Brasil.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Algrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. Sistema Nacional de Educação: críticas no contexto da implantação da BNCC. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 271–294, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p271-294. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8035. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.