A música nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p158-175Palabras clave:
Desenvolvimento Musical. Educação Musical. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Resumen
Este artigo apresenta a música como conteúdo pertencente ao componente curricular Artes no Ensino Fundamental. Aborda, também, os processos de construção de conhecimento musical da criança e o papel da música na educação, de modo geral. Assim, tem-se como objetivo analisar como a música vem sendo trabalhada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e contribuir para se compreender o desenvolvimento musical da criança. O artigo visa, assim, a definir o conceito de música, identificar formas de se trabalhar com a música no espaço escolar e demonstrar a importância de se trabalhar este conteúdo de forma interdisciplinar para o amplo desenvolvimento da criança. Portanto, tratou-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, através da qual foi realizada uma coleta de dados a partir de entrevistas realizadas com professores e com a gestão da escola investigada, a fim de se investigar o que se tem feito nas escolas para se desenvolver a expressão musical das crianças. A partir da análise de dados, conclui-se que o conteúdo musical tem sido pouco trabalhado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que um dos motivos dessa defasagem é a formação insuficiente dos professores unidocentes, motivo que os deixa inseguros para sensibilizarem musicalmente as crianças, e, portanto, não incluírem em suas práticas pedagógicas atividades musicais.
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