Estão roubando a nossa felicidade: percepções de jovens, estudantes de ensino médio, sobre viver num bairro popular
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p410-426Palavras-chave:
Juventude, Ensino Médio, Camadas PopularesResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca das restrições vivenciadas por jovens estudantes das camadas populares moradores de um bairro de Belém do Pará. A investigação inseriu-se em uma abordagem metodológica qualitativa com o enfoque na fenomenologia social de Alfred Schütz. Para a reunião de dados foi utilizado Grupos de Discussão e como técnica de análise, o Método Documentário. Dos resultados, emergiram sentidos que revelam os modos como os e as jovens estudantes percebem as dificuldades e a positividade em ser jovem de um bairro popular: restrições a liberdade, violência e preconceito, impacto da infraestrutura no acesso a escola e identificar qualidades eminentes. O resultado apontou para o delineamento do modelo de orientação coletiva, denominado dicotomia.Downloads
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