A Educação Escolar em assentamentos de hidrelétricas: memórias de um povo esquecido
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p37-59Palabras clave:
Educação escolar. Atingidos por barragem. Políticas públicas.Resumen
O papel da educação escolar para as comunidades atingidas por barragens tem sido pouco debatido no meio científico. A ausência de políticas públicas voltadas para atender a demanda deste estrato populacional tem causado diversos problemas de ordem econômica, social e ambiental. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo geral retratar a importância dada a educação escolar sob o olhar das populações atingidas pela barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo nos 7 assentamentos da referida UHE. A ferramenta utilizada foi o questionário, 93 indivíduos participaram da amostra. Os resultados evidenciam que as recordações dos entrevistados acerca da escola remetem a um ambiente importante e significativo para a comunidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).