Ensino para o Antropoceno: uma proposta de sequência didática para o ensino de redes ecológicas através do jogo Rain World
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p576-592Palabras clave:
Ensino de Biologia. Rain World, Antropoceno, Redes Ecológicas, ABP,Resumen
Nos últimos séculos desta era geológica, denominada por alguns pesquisadores de Antropoceno, a interferência dos seres humanos nos ecossistemas vem gerando inúmeras consequências devastadoras para as diversas formas de vida existentes no planeta. Por este motivo, cada vez mais se faz necessário discutir tais temáticas na formação das populações, como forma de conscientização e de diminuição dos impactos causados pelo homem. Neste intuito, o objetivo deste artigo é propor uma sequência didática que evidencia a utilização do jogo Rain World discutindo problemas relevantes que envolvem redes biológicas. Para tanto, é apresentada a descrição do jogo Rain World, assim como o seu potencial no ensino de Ecologia e Redes Ecológicas, a partir das perspectivas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP, do inglês Problem Based Learning, PBL) e Digital Game-Based Learning (DGBL).
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