Pensamento complexo, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica e suas implicações em pesquisas com intervenção
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p691-704Palabras clave:
Complexidade, Transdisciplinaridade, Ecoformação, Pesquisa com intervençãoResumen
Este estudo objetivou detectar ações implicadas em pesquisas com intervenção vinculadas ao Programa de Mestrado Profissional de Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), que indicam a convergência entre o pensamento complexo e a perspectiva metodológica transdisciplinar e ecoformadora. Trata-se de um estudo bibliográfico centrado na abordagem qualitativa. A coleta de dados se fez por meio da análise de três dissertações que utilizaram a metodologia da pesquisa-ação e envolveram escolas de Educação Básica de Redes Municipais de Ensino de Santa Catarina, Brasil. A partir dessa análise, observou-se o potencial que a articulação entre o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação oferece para religar os conhecimentos entre si e com a realidade. Esse processo é indispensável para transcender as disciplinas e expressar a essência da relação entre sujeito e objeto.
What do you want to do ?New mailCopyDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).