La lógica empresarial alcanza la escuela

desempeño de institutos del tercer sector en la escuela secundaria de tiempo completo en Acre

Autores/as

  • Anderson Pereira Evangelista SEE/AC
  • Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14987

Palabras clave:

Publico-privado, clase de negocios, Ley n° 13.415/2017

Resumen

El texto analiza el desempeño de los Institutos de Corresponsabilidad por la Educación (ICE), Natura (IN) y Sonho Grande (ISG) a través de la asociación público-privada firmada con el Gobierno del estado de Acre para implementar el programa de la escuela secundaria de tiempo completo.

 

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Biografía del autor/a

Anderson Pereira Evangelista, SEE/AC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Gestão e Política Educacional da Universidade Federal do Acre (2018-2020). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2014-2018). Egresso do Programa de Educação Tutorial PET- Educação Física -UFAC por meio do qual desenvolvi ações que triangularam Ensino, Pesquisa e Extensão. Professor do quadro efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Acre (SEE-AC) desde 2020. Professor do curso de Educação Física Bacharelado da UNIP - Rio Branco (2021 a agosto de 2022). Pesquisador vinculado ao GEPPEAC - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO ESCOLAR, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer (LEPEF-EdSaLa -UFAC). Experiência na área de Educação com recorte para o Ensino Médio e Educação Física escolar.

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1992); Especialização em Currículo e Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Acre (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG na linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais: concepção, implementação e avaliação (2010). É professora Associada da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes, onde atua na Graduação nas seguintes áreas: Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino; Gestão Escolar e Organização Curricular e Gestão da Escola e na Pós Graduação "Stricto Sensu", PPGE - Mestrado em Educação, onde ministra a disciplina Estado, Políticas Públicas e Educação e orienta estudos com foco no Direito a Educação; Políticas Educacionais e Programas voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior; Gestão de Educação e Organização do Ensino nas Unidades Escolares; Gestão Democrática e Diretores Escolares; Projeto Político Pedagógico; Conselho Escolar. Foi coordenadora do PPGE UFAC em dois Biênios (2019-2020 e 2021-2022). Atual Vice Coordenadora Biênio (2023-2024). Compõe o Curso de Doutorado em Educação na Amazônia ? PGEDA, Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), na linha de pesquisa 2: Estado, políticas públicas e gestão da educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC, com pesquisas nas linhas: políticas educacionais e gestão escolar. Cursando Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós Graduação em Educação - UFPR. 

Citas

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Publicado

2023-05-10

Cómo citar

EVANGELISTA, Anderson Pereira; MELO, Lúcia de Fátima. La lógica empresarial alcanza la escuela: desempeño de institutos del tercer sector en la escuela secundaria de tiempo completo en Acre. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14987, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14987. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/e14987. Acesso em: 12 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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