La lógica empresarial alcanza la escuela

desempeño de institutos del tercer sector en la escuela secundaria de tiempo completo en Acre

Autores/as

  • Anderson Pereira Evangelista SEE/AC
  • Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14987

Palabras clave:

Publico-privado, clase de negocios, Ley n° 13.415/2017

Resumen

El texto analiza el desempeño de los Institutos de Corresponsabilidad por la Educación (ICE), Natura (IN) y Sonho Grande (ISG) a través de la asociación público-privada firmada con el Gobierno del estado de Acre para implementar el programa de la escuela secundaria de tiempo completo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Pereira Evangelista, SEE/AC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa Gestão e Política Educacional da Universidade Federal do Acre (2018-2020). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2014-2018). Egresso do Programa de Educação Tutorial PET- Educação Física -UFAC por meio do qual desenvolvi ações que triangularam Ensino, Pesquisa e Extensão. Professor do quadro efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Acre (SEE-AC) desde 2020. Professor do curso de Educação Física Bacharelado da UNIP - Rio Branco (2021 a agosto de 2022). Pesquisador vinculado ao GEPPEAC - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA EDUCACIONAL, GESTÃO ESCOLAR, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE e ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Educação, Saúde e Lazer (LEPEF-EdSaLa -UFAC). Experiência na área de Educação com recorte para o Ensino Médio e Educação Física escolar.

Lúcia de Fátima Melo, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1992); Especialização em Currículo e Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Acre (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Educação: conhecimento e inclusão social pela UFMG na linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais: concepção, implementação e avaliação (2010). É professora Associada da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes, onde atua na Graduação nas seguintes áreas: Organização da Educação Básica e Legislação do Ensino; Gestão Escolar e Organização Curricular e Gestão da Escola e na Pós Graduação "Stricto Sensu", PPGE - Mestrado em Educação, onde ministra a disciplina Estado, Políticas Públicas e Educação e orienta estudos com foco no Direito a Educação; Políticas Educacionais e Programas voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior; Gestão de Educação e Organização do Ensino nas Unidades Escolares; Gestão Democrática e Diretores Escolares; Projeto Político Pedagógico; Conselho Escolar. Foi coordenadora do PPGE UFAC em dois Biênios (2019-2020 e 2021-2022). Atual Vice Coordenadora Biênio (2023-2024). Compõe o Curso de Doutorado em Educação na Amazônia ? PGEDA, Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), na linha de pesquisa 2: Estado, políticas públicas e gestão da educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente - GEPPEAC, com pesquisas nas linhas: políticas educacionais e gestão escolar. Cursando Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós Graduação em Educação - UFPR. 

Citas

ACRE. Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) nº 12.118 de Quarta-Feira, 16 de agosto de 2017. Rio Branco, AC, ago. 2017.

BALL, Stephen J. Educação Global S.A: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. – Ponta Grossa: UEPG, 2014.

FERRETI, Celso João; SILVA, Monica Ribeiro da. Reforma do ensino médio no contexto da medida provisória nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. Revista Educação e Sociedade, v. 38 n .139, p. 385-404,2017.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

ICE - Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. Caderno Modelo Pedagógico – Eixos Formativos, 2. Ed. Recife: ICE, 2019.

_________. Caderno Memória e Concepção – Concepção do Modelo Escola da Escolha, 2. Ed. Recife: ICE, 2019.

_________ Caderno Modelo Pedagógico – Princípios Educativos, 2. Ed. Recife: ICE, 2019.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público; Tradução de Mariana Echalar. -1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

MARTINS, Érika Moreira; KRAWCZYK, Nora Rut. Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação'. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, n. 1, p. 4-20, 2018.

MINELLA, Ary Cesar. Maiores bancos privados no Brasil: um perfil econômico e sociopolítico. Sociologias, n. 18, p. 100-125, 2007.

PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na educação-Projetos em disputa? Retratos da Escola, v. 9, n. 17, 2015.

PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Cristina Maria Bezerra de. O marco regulatório e as parcerias público-privadas no contexto educacional. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, p. 38-57, 2019.

PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Estado e terceiro setor: as novas regulações entre o público e o privado na gestão da educação básica brasileira. Educação & Sociedade, v. 30, n. 108, p. 761-778, 2009.

QUADROS, Sérgio Feldmann de. A influência do empresariado na reforma do ensino médio. 2020. 160p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2020.

QUADROS, Sérgio Feldmann de. KRAWCZYK, Nora. O ensino médio brasileiro ao gosto do empresariado. Políticas Educativas–PolEd, v. 12, n. 2, p. 36-47, 2019.

SILVA, Monica Ribeiro da; SCHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio: pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 19-31, 2017.

Publicado

2023-05-10

Cómo citar

EVANGELISTA, Anderson Pereira; MELO, Lúcia de Fátima. La lógica empresarial alcanza la escuela: desempeño de institutos del tercer sector en la escuela secundaria de tiempo completo en Acre. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14987, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14987. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/e14987. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.