O uso da calculadora gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais: um olhar para as publicações no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p315-327

Mots-clés :

Dispositivos móveis, Calculadora Gráfica GeoGebra, Ensino de funções reais.

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento das publicações no Brasil que abordam “O uso da Calculadora Gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais”. Para tal, foram analisadas as publicações de 2013 a 2019 disponíveis em três bases de dados, a saber: O portal de periódicos CAPES; Scielo e o Google Acadêmico. As buscas foram feitas utilizando a combinações dos descritores “Ensino”, “Função” e ''GeoGebra Graphing Calculator”. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa e o procedimento metodológico se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica no modelo da metassíntese qualitativa proposto por Matheus (2009). As pesquisas analisadas apontaram que a Calculadora Gráfica-GeoGebra contribui para o ensino aprendizagem de funções em virtude do recurso de visualização gráfica, com isso estimula a participação e a cooperação dos estudantes nas aulas de matemática de modo que os mesmos sejam construtores das suas próprias aprendizagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joilson Ferreira de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres -MT.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” – UNESP, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso e Membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática – GPIMEM - UNESP – Rio Claro.

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação Para as Ciências pela UNESP – Bauru/SP. Professor Adjunto, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Barra do Bugres - MT.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-30

Comment citer

CARVALHO, Joilson Ferreira de; SOUTO, Daise Lago Pereira; GONÇALVES, William Vieira. O uso da calculadora gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais: um olhar para as publicações no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 315–327, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p315-327. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10464. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.