Formação para o cuidado no curso de enfermagem

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p323-347

Mots-clés :

Cuidado de Enfermagem, Estágio, Matriz curricular, Educação em Enfermagem

Résumé

Objetiva-se caracterizar a formação para o cuidado de Enfermagem, realizada no Estágio/Internato, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no período de 1979 a 2018. Trata-se de investigação qualitativa, com abordagem histórica, do tipo documental, voltando-se para Projetos Pedagógicos e matrizes curriculares de Enfermagem. O Estágio encontra-se em constantes transformações. No último currículo, passou a ter como proposta Internato. É preciso reconhecer a dinamicidade do currículo, que atende às demandas da profissão, bem como as perspectivas pedagógicas da formação. Portanto, o desenvolvimento desse tipo de pesquisa constitui-se pertinente estratégia para conhecer melhor os aspectos que perpassam a Educação em Enfermagem.

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Elane da Silva Barbosa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutora e Mestra em Educação, respectivamente, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bacharelada e Licenciada em Enfermagem pela UERN. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC) da UECE.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

Doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca. Enfermeira e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atualmente é professor Assistente N da UECE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de graduação em Medicina. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (GPEHSC). Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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2021-08-31

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BARBOSA, Elane da Silva; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Formação para o cuidado no curso de enfermagem: o que dizem os documentos institucionais. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 323–347, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p323-347. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10945. Acesso em: 25 nov. 2024.

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