Consciência negra e luta

leituras e reflexões acerca do dia 20 de novembro nas escolas de educação básica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p348-364

Mots-clés :

Educação, Ensino, Consciência negra

Résumé

Discutir a respeito da história e cultura da população negra no Brasil é um compromisso com os milhões de negros e negras que se dedicaram à formação desse país, fornecendo as bases históricas, econômicas, culturais, técnicas e científicas para a consolidação do que hoje chamamos de “nação brasileira”. Dessa forma, as escolas podem possibilitar aos estudantes a compreensão, de forma adequada, desse contexto. A negação da mesma, que ainda ocorre nos dias atuais, provoca situações de desigualdade e preconceitos. O presente trabalho é uma pesquisa de revisão bibliográfica realizada a partir dos periódicos do portal da CAPES. O estudo tem como objetivo destacar as reflexões realizadas por estudiosos da área e que surgiram a partir de discussões com relação à operacionalização da Lei nº 10.639, aprovada em 09 de janeiro de 2003, a qual altera a lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, com o intuito de incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Além disso, entre outras providências, esta lei adiciona ao calendário escolar o dia 20 de novembro como “Dia Nacional da Consciência Negra”.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ruimar Nunes De Sousa, IFPI

Professor da Rede estadual do Piauí e da Rede Municipal de Timon MAranhão. Graduado em Geografia pela UESPI(2006) e graduado em Informáica pelo IFPI(2016). Mestrando do Programa mestrado em educção profissional e tecnológico -PROFEPT.

Francisca Raquel da Costa, IFPI

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (2006), especialização em Educação e Cultura Afrodescendente pela mesma instituição (2007), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2009) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia do Piauí (IFPI) - PROFEPT-campus Parnaíba e Coordenadora do DINTER História UFRGS/IFPI e Coordenadora do NEABI/IFPI

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Publié-e

2021-11-30

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DE SOUSA, Ruimar Nunes; COSTA, Francisca Raquel da. Consciência negra e luta: leituras e reflexões acerca do dia 20 de novembro nas escolas de educação básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 348–364, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p348-364. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10970. Acesso em: 17 oct. 2024.

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