Espiritualidade e resiliência na prática das coordenadoras pedagógicas de Ibitiara-BA

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p709-729

Mots-clés :

Coordenadoras Pedagógicas, Identidade profissional, Espiritualidade, Resiliência.

Résumé

O presente artigo discute sobre os desafios enfrentados pelo/a formador/a de professores/as: o/a coordenador/a pedagógico/a. Promove também uma breve reflexão sobre a espiritualidade, recorrendo aos vários sentidos que lhe foram atribuídos ao longo da história, situando-a enquanto elemento indissociável da identidade profissional. Participaram desta pesquisa seis coordenadoras pedagógicas do município baiano de Ibitiara, na Chapada Diamantina, as quais escreveram um relato pessoal expondo as dificuldades encontradas em sua atuação diária e as estratégias utilizadas para superá-las. Por meio da análise qualitativa dessas produções, à luz de estudos sobre a temática em pauta, constatou-se que, somada aos conhecimentos empíricos e didáticos, a espiritualidade concebe a resiliência necessária para o cumprimento da complexa (por vezes, conflitiva) tarefa de conduzir a formação continuada dos/as professores/as, configurando-se, então, em um aspecto importante para as relações profissionais. Essa discussão abre caminhos para o agenciamento de uma formação integral do sujeito-profissional, tanto na escola quanto na universidade, levando em conta suas múltiplas dimensões sociais.

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Romário Silva Jorge, Centro Educacional Professora Alzira Alves Carneiro (CEPAAC), Tanque Novo, Bahia, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador Pedagógico na rede municipal de ensino de Tanque Novo, Bahia, Brasil. Pesquisador no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB). 

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Educação – DEDC, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB). 

Tatyanne Gomes Marques, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Assistente no Departamento de Educação – DEDC, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB).

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Publié-e

2021-11-30

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JORGE, Romário Silva; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira; MARQUES, Tatyanne Gomes. Espiritualidade e resiliência na prática das coordenadoras pedagógicas de Ibitiara-BA. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 709–729, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p709-729. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11160. Acesso em: 21 nov. 2024.

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