Um olhar sobre as mudanças curriculares e pedagógicas

a perspetiva dos líderes das escolas

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp446-470

Mots-clés :

ensino-aprendizagem-avaliação, líderes pedagógicos, formação, Mudança

Résumé

Desde 2017/2018 que o sistema educativo português tem vivenciado a sua terceira reforma curricular. É neste contexto que se convidam os líderes pedagógicos a refletir, em contexto de formação, sobre os desafios à mudança e à inovação. Assente nos pressupostos das teorias da aprendizagem e avaliação desenvolvemos a reflexão sobre a necessidade das práticas pedagógicas serem mais coerentes com os desafios sociais. O desenho de investigação assenta numa abordagem qualitativa, na perspectiva do paradigma fenomenológico interpretativo, com recurso à análise de conteúdo. Como conclusões destacamos que os desafios das escolas estão associados à motivação e ao trabalho cooperativo, sendo que os/as diretores/as referem a importância de envolver as lideranças intermédias na redefinição da estratégia e visão de escola. Assim, e apesar da resistência que caracteriza os processos de mudança, as vantagens são claras se é da construção de uma escola inclusiva e democrática que falamos: mais sucesso e mais inclusão.

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Publié-e

2021-09-29

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FERREIRA, Daniela; LIMA, Louise; COSME, Ariana. Um olhar sobre as mudanças curriculares e pedagógicas: a perspetiva dos líderes das escolas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 446–470, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp446-470. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12095. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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