As pandemias contemporâneas e a ética da vida no ensino de ciências
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p324-349Mots-clés :
Pandemias do século XXI, Ensino de ciências, Ética da vidaRésumé
O texto alerta os professores do campo das ciências quanto à necessidade de introduzir a ética, e em particular a ética da vida, na educação. A proposta se embasa nas questões ambientais e éticas atuais que decorrem do antropocentrismo, oferecendo como exemplo as pandemias do século XXI. São expostas e analisadas as posições cosmocêntrica, senciocêntrica e biocêntrica, no sentido de legitimar ações no âmbito do ensino de ciências, que contribuam para a superação da perspectiva antropocêntrica. O texto sugere que a continuidade dessa cultura enviesada depende, em parte, da imutabilidade de certos discursos tradicionais, artigos científicos e textos didáticos da área do ensino de ciências nos quais subjazem resquícios da ideologia especista. Como conclusão, o texto lembra que o processo civilizatório conquistou avanços lentos, mas sucessivos, no decorrer da história, o que permite antever que a ética da vida acabará por sobrepujar as forças reacionárias ligadas à tradição e aos lucros, inaugurando uma era de mais consciência, com as pessoas assumindo compromissos éticos com relação à manutenção da vida e dos direitos que esta confere aos seres.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, P. R. A globalização e seus benefícios: um contraponto ao pessimismo. 2004. Disponível em: <http://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/32811067/1258GlobalizacaoBeneficios2004.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAJ56TQJRTWSMTNPEA&Expires=1480426341&Signature=XYPSry%2FG0kXtLkKx73mbe8u0MnA%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3D043_A_globalizacao_e_seus_beneficios_um.pdf>. Acesso em: 29 de nov. 2016.
BBC NEWS. Novo vírus da gripe com 'potencial pandêmico' é encontrado na China. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-53229417>. 29 de junho de 2020. Acesso em: 02 jul. 2020.
BRANCO, A. U. Crenças e práticas culturais: co-construção e ontogênese de valores sociais. Pro-posições, v. 17, n. 2, p. 139-155, 2016.
BRASIL. Página inicial do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 2016. Obtido em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/sobre-o-enem>.
BROWN, C. Virchow revisited: emerging zoonoses. ASM News, v.69, p.493-497, 2003.
CANCLINI, N. G. A globalização imaginada. Editora Iluminuras Ltda, 2003.
CAPRA, F. Ecologia profunda – um novo paradigma. In: CAPRA F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Editora Cultrix, p. 23-9, 1996.
CARNEIRO, M.; TRENCH, F. J. P.; WAIB, L. F.; PEDRO, F. L.; MOTTA, F. Influenza H1N1 2009: revisão da primeira pandemia do século XXI. Rev. AMRIGS, n. 54, v. 2, p. 206-213, abr.-jun. 2010.
CONFALONIERI, U. E. C. Emergência de doenças infecciosas humanas: processos ecológicos e abordagens preditivas. Oecologia Australis, v. 14, n. 3, p. 591–602, 2010.
CPFL CULTURA. Café Filosófico [Peter Singer]. São Paulo: TV Cultura, 13 outubro 2014. Programa de TV.
CZERESNIA, D. Canguilhem e o caráter filosófico das ciências da vida. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 20, n. 3, 2010.
FAO/ONU - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF UNITED NATIONS. Livestock’s long shadow: environmental issues and options. ISBN 9789251055717. Rome, Italy, 2006.
FELIPE, S. T. Antropocentrismo, sencientismo e biocentrismo: Perspectivas éticas abolicionistas, bem-estaristas e conservadoras e o estatuto de animais não-humanos. Páginas de Filosofia, v. 1, n. 1, p. 2-30, 2009.
FIOCRUZ. A pandemia de novo coronavírus e o Antropoceno. Agência Fiocruz de Notícias. Especial Covid-19. O olhar dos historiadores da Fiocruz. p.2. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40825/2/A%20pandemia%20de%20novo%20coronav%C3%ADrus%20e%20o%20Antropoceno.pdf>. Data de acesso: 06 ago. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
G1. Novo coronavírus é descoberto em amostra de esgoto de novembro de 2019 em Florianópolis, diz UFSC. Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/07/02/novo-coronavirus-e-descoberto-em-amostra-de-esgoto-de-novembro-de-2019-em-florianopolis-diz-ufsc.ghtml>. Data de acesso: 14 jul. 2020.
GAÚCHA ZH. Frigoríficos concentram 60% dos surtos de coronavírus nas indústrias do RS. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/05/frigorificos-concentram-60-dos-surtos-de-coronavirus-nas-industrias-do-rs-ckaipt9el00so015n5qbeadq0.html>. 22 de maio de 2020. Data de acesso: 02 jul. 2020.
GODOY, M. T.; JACOBS, A. L. Animais não humanos e ensino de ciências: uma experiência desenvolvida com educadores na extensão universitária. Educação e Cidadania, v. 14, n. 14, 2014.
GODOY, M. T.; LABURU, C. E.; SILVA, O. H. M. Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, 2013.
GOUVEIA, N. Saúde e meio ambiente nas cidades: os desafios da saúde ambiental. Saúde e sociedade, v. 8, n. 1, p. 49-61, 1999.
HERNÁNDEZ, J. C. Patrimônio e globalização: o caso das culturas alimentares. In: Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. (Org.) Ana Maria Canesqui e Rosa Wanda Diez Garcia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005.
KREGEL, J. A. Riscos e implicações da globalização financeira para a autonomia de políticas nacionais. Economia e Sociedade, v. 7, p. 29-49, 1996.
LAM, T. T. et al. Identifying SARS-CoV-2-related coronaviruses in Malayan pangolins. Nature, march, 2020.
LIMA, G. F. C. O debate da sustentabilidade na sociedade insustentável. Revista De Ciências Sociais-Política & Trabalho, v. 13, 1997.
LUCAS, D. C.; CERETTA, B. J. Q. Globalização e soberania: um convite ao diálogo sobre os direitos humanos e o papel do estado. Revista Direito em Debate, v. 18, n. 32, 2013.
LUNKES, M. J.; OZELAME, D. M.; ROCHA FILHO, J. B. Obstáculos ao estabelecimento da transdisciplinaridade. In: GALLON, M. S.; DOPICO, S. I. B.; ROCHA FILHO, J. B. Transdisciplinaridade no ensino das ciências. 1. Ed. Santa Cruz: EDUNISC, 2017, p. 45-56.
MACEDO, S. P. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos. Temática, v. 10, n. 6, 2014.
MARTINS, E. F.; GUIMARÃES, G. M. A. As concepções de natureza nos livros didáticos de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 1-14, 2002.
MAZETTO, F. A. P. Qualidade de vida, qualidade ambiental e meio ambiente urbano: breve comparação de conceitos. Revista Sociedade & Natureza, v. 12, n. 24, 2014.
MONTESSORI, M. A Educação E a Paz. Campinas: Papirus, 2004.
MORIN, E. O método 6 Ética. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MOTA JUNIOR, V. D. Educação ambiental, política, cidadania e consumo. Interacções, v. 5, n. 11, 2009.
NACONECY, C. M. Ética & Animais: um guia de argumentação filosófica. EDIPUCRS, 2006.
NICOLESCU, Basarab. From Modernity to Cosmodernity: Science, Culture, and Spirituality. SUNY Press, 2014.
OLIVEIRA, N. A. S.; IGUTI, A. M. O vírus Influenza H1N1 e os trabalhadores da suinocultura: uma revisão. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 35, n. 122, p. 353-361, 2010.
PASSOS, R. D. F. O Brasil e o internacional em 2019 em meio à análise de relações de força e do desenvolvimento desigual e combinado. In: CORSI, F. L.; SANTOS, A. Os rumos do Brasil e da América Latina. Bauru: Praxis, 2020, p. 77-96.
PIAGET, J. L'épistémologie des relations interdisciplinaires. In: L'interdisciplinarité - Problèmes d'enseignement et de recherche dans les universités, Nice, 1970. Actas OCDE, Paris, 1972.
RIBEIRO, V. L. As transformações do capitalismo contemporâneo e seus impactos na periferia: uma interpretação sobre a crise brasileira recente. Carta Internacional, v. 15, n. 1, 2020.
ROCHA FILHO, J. B. Por uma educação cosmocêntrica e revolucionária. Ruah, XIV, 41, jun. 2005.
ROLDÃO, M. C. Profissionalidade docente em análise-especificidades dos ensinos superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação, v. 12, n. 13, 2012.
SINGER, P. Animal liberation: A new ethic for our treatment of animals. New York: New York Review - Random House, 1975.
SINGER, P. Ética prática. São Paulo: Martins, 2002.
STIGLITZ, J. E. A globalização e seus malefícios. São Paulo: Futura, 2003.
TIPOS de revisão de literatura. Biblioteca Prof. Carlos de Carvalho Mattos. Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP: Botucatu, 2015. Disponível em: <https://www.fca.unesp.br/Home/Biblioteca/tipos-de-evisao-de-literatura.pdf>. Acesso em: 07 jul 2020.
TRÉZ, T. A.; NAKADA, J. I. L. Percepções acerca da experimentação animal como um indicador do paradigma antropocêntrico-especista entre professores e estudantes de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p. 3-28, 2008.
UNITED STATES AGENCY FOR INTERNATIONAL DEVELOPMENT. USAID launches Emerging Pandemic Threats program. Washington, 2009. Disponível em: <https://www.usaid.gov/news-information/fact-sheets/emerging-pandemic-threats program>. Acesso em: 30 de abr. de 2020.
ZANELLA, J.R.C. Zoonoses emergentes e reemergentes e sua importância para saúde e produção animal. Pesq. agropec. bras., v. 51, n. 5, p. 510-519, 2016.
WHO. World Health Organization. Origin of SARS-CoV-2. Disponível em: <https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/332197/WHO-2019-nCoV-FAQ-Virus_origin-2020.1-eng.pdf>. Acesso em: 07 jul 2020.
WONG, M. C.; CREEGEN, S. J. J.; AJAMI, N. J.; PETROSINO, J. F. Evidence of recombination in coronaviruses implicating pangolin origins of nCoV-2019. BioRxiv, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).