Entre limites e possibilidades

participação de crianças na prática pedagógica e intencionalidade docente

Auteurs-es

  • Rafaely Instituto Federal de Sergipe
  • Tacyana Karla Gomes Ramos Universidade Federal de Sergipe

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p219-239

Mots-clés :

Participação, Práticas pedagógicas, Educação infantil, Intencionalidade docente

Résumé

O presente artigo propõe-se a problematizar a intencionalidade pedagógica, imprescindível nas práticas cotidianas com crianças em contextos educativos, como forma de efetivar a participação infantil nas práticas que lhes são dirigidas, numa perspectiva de garantia dos direitos das crianças em contextos de vida coletiva. Participaram da pesquisa um grupo de 17 crianças com idade de três e quatro anos e sua professora, integrantes de uma escola pública de Educação Infantil da cidade de Aracaju/SE. Foram utilizados os procedimentos metodológicos da pesquisa etnográfica: observação participante com anotações em diário de campo e gravações em vídeo. Os dados produzidos revelam que a concretização dos princípios de participação pressupõe que os adultos sejam capazes de possibilitar formas de participação ativa das crianças nas ações pedagógicas que lhes são dirigidas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Rafaely, Instituto Federal de Sergipe

Doutora em Educação e pedagoga do Instituto Federal de Sergipe

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal de Sergipe.

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Publié-e

2021-12-22

Comment citer

RAFAELY; RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Entre limites e possibilidades: participação de crianças na prática pedagógica e intencionalidade docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 219–239, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p219-239. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12662. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação Infantil e currículo(s)

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