Literatura e docência com bebês e crianças pequenas
lendo e amando como infância
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp400-420Mots-clés :
Leitura literária, Vocalização, Educação infantil, Imaginação PoéticaRésumé
Para abordar o gesto pedagógico das palavras na convivência entre adultos, bebês e crianças pequenas na escola de educação infantil o ensaio parte de uma experiência de leitura literária em voz alta com um grupo de professoras do sistema municipal de educação no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo é afirmar a potência da vocalidade no encontro com a palavra viva na formação pedagógica para destacar as experiências estésica e poética que escapam à ordem das análises ao dizerem do corpo linguageiro que vive e sente o mundo, com suas ressonâncias e repercussões imagéticas. As fenomenologias de Gaston Bachelard e Paul Zumthor sustentam a opção metodológica pela escrita ensaística para reter o vivido a partir da memória escrita dos encontros entre leitura literária e professoras de crianças pequenas. A experiência de leitura literária em voz alta na formação docente contribui para refletir a relevância educacional de promover a imaginação como um valor na escola de educação infantil na qual a docência assume ser provocadora da ação de imaginar com palavras e com imagens literárias ao favorecer ambientes lúdicos de escuta de devaneios e banhados em linguagem às crianças.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. O fogo e o relato: ensaios sobre criação, escrita, arte e livros. Tradução de Andrea Santurbano, Patricia Peterle. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
ARENDT, Hanna. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 9. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
BACHELARD, Gaston. A água e o sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. Tradução de Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso. Tradução Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1990a.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BACHELARD, Gaston. Os devaneios voltados para a infância. In: BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988. p. 93-137.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. Tradução de José Américo Motta Pessanha. São Paulo: DIFEL,1985.
BACHELARD, Gaston. Fragmentos de uma poética do fogo. Organização e notas de Suzanne Bachelard. São Paulo: Brasiliense, 1990b.
BAJARD, Élie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 2014.
BÁRCENA, Fernando. El alma del lector: la educacíon como gesto literario. Bogotá: Babel Livros, 2012.
DELEUZE, Gilles. “O ato de criação”. Tradução de José Marcos Macedo. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999. Caderno Mais!, p. 4-5.
FRONCKOWIAK, Ângela C. Com a palavra a palavra: escutar crianças e adultos em convívio poético. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
HILLMAN, James. O pensamento do coração e a alma do mundo. Tradução Gustavo Barcellos. Campinas: Verus, 2010.
JEAN, Georges. Bachelard, la infancia y la pedagogía. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
JEAN, Georges. Na escola da poesia. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
LARROSA, Jorge. Lenguaje y educación. Revista Brasileira de Educação [online], n. 16, p. 68-80, jan./abr. 2001.
MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Organização de Cristina Magro, Miriam Graciano, Nelson Vaz. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.
NANCY, Jean-Luc. A la escucha. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.
NANCY, Jean-Luc. El arte hoy. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2014.
ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
PRADO, Adélia. Poesia reunida. 10. ed. São Paulo: Siciliano, 2001.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Indez. São Paulo: Global, 2004.
RICOEUR, Paul. O único e o singular.Tradução Maria Leonor F. R. Loureiro. – São Paulo: Editora UNESP; Belém, PA: Editora da Universidade Estadual do Pará, 2002.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. Tradução de Antônio Negrini: São Paulo: Summus, 1982.
RICHTER, Sandra Regina Simonis. Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 90-106, jul./dez 2016.
RICHTER, Sandra R.S.; LINO, Dulcimarta Lemos. estar à escuta: música e docência na educação infantil. childhood & philosophy, rio de janeiro, v. 15, out. 2019, pp. 01 – 24.
SANTOS, Inara Moraes. Literatura e formação docente na Educação Infantil: lendo e amando commo infância. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul, 2020.
ZUMTHOR, Paul. Presença da voz. In: ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Sonia Queiroz. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).