A docência e a formação do estudante em produções científicas que tematizam a pesquisa como princípio educativo
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p87-102Mots-clés :
Análise Textual Discursiva, Educar pela Pesquisa, Formação de Professores, Pesquisa como Princípio EducativoRésumé
Este artigo apresenta uma investigação sobre a pesquisa como princípio educativo em artigos publicados em periódicos. Observa-se, com atenção, as relações desse princípio com a docência e com a formação do estudante. Para tanto, buscou-se construir respostas para a questão: que horizontes teóricos e práticos constituem a fundamentação sobre a pesquisa como princípio educativo em artigos publicados no Portal de Periódicos da Capes nos anos 2010 a 2020? Para esse exercício, foi realizada uma busca com o descritor “pesquisa como princípio educativo”, no período e portal informados. Como resultado, obteve-se um conjunto de 22 artigos, que foram tratados qualitativamente pela Análise Textual Discursiva, a fim de perceber os elementos teóricos que constituem as seguintes categorias emergentes do processo analítico: “A docência na perspectiva da pesquisa como princípio educativo” e “Formação do estudante na perspectiva da pesquisa como princípio educativo”. Conclui-se que docente e estudante, precisam do exercício da pesquisa para bem conduzir um ensino competente e para ter um aprendizado significativo. Nessa reciprocidade, a pesquisa assume uma função essencialmente pedagógica, em que a docência e a aprendizagem fundamentam uma postura investigativa.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Wêdma Moreira de; FERREIRA, Lúcia Gracia. A pesquisa como princípio educativo: um estudo na formação inicial em pedagogia no município de Itapetinga (BA). Cadernos CIMEAC, v. 9, n. 2, p. 260-283, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CAETANO. Maria Raquel; MAGANELI, Marineiva Teresinha de Melo. A pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: uma experiência pedagógica no IFSul. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 3, p. 174-189, 2020.
CAVALCANTE, Ilane F.; HENRIQUE, Ana L. S. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. RBEPT, v. 1, n. 12, p. 16-35, 2017.
DELIZOICOV, Demetrio. Problemas e Problematizações. In: PIETROCOLA, Mauricio. (org.). Ensino de Física? Conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002. p. 125-150.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Cortez, 1996.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 3-11. 2000.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: espaço de transformação e avanço na formação inicial de professores de Ciências. 336 f. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2000.
GALIAZZI, Maria do Carmo. O professor na sala de aula com pesquisa. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do R. (Orgs). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004. p. 293-316.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 1991.
HATTGE, Morgana Domênica. et al. A pesquisa movimentando o currículo: as potências do professor pesquisador. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 6, n. 18, p. 178-196, 2015.
IDELBRANDO, Amália Galvão. Representações de professores e gestores de uma escola que se diz pesquisadora. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 17, n. 2, p. 1-23, jul./dez. 2019.
JÚNIOR, Claudio Roberto. Saberes docentes e culturas escolares na pesquisa como princípio educativo da Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis (SC). Cadernos Cajuína, v. 3, n. 1, p. 115-127. 2018.
KOEPPE, Cleise Helen Botelho; RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel; CALABRÓ, Luciana. Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica. Revista Insignare Scientia. v. 3, n. 3, p. 64-84, 2020.
KUHN, Martin; ZILLI, Gilvane Teresinha Savariz. Redesenho curricular: áreas do conhecimento e componentes curriculares. Rev. Fac. Educ., v. 23, ano 13, n.1, p. 99-114, jan./ jun. 2015.
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; OLIVEIRA, Hélia Margarida. Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 1, p. 731-752, 2020.
MERTINS, Simone; GALLE, Lorita Aparecida Veloso; SILVA, Carla Melo da. Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química. Revista Insignare Scientia. v. 3, n. 3, p. 190-207, 2020.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2007.
NEVES, Carmen Moreira de Castro. A Capes e a formação de professores para a educação básica. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, supl. 2, v. 8, p. 353 - 373, mar. 2012.
OLIGURSKI, liana Maria; PACHANE, Graziela Giusti. A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p.249-276, ago. 2010.
PACHECO, Eliezer. (Org.). Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Secretaria de educação Profissional e tecnológica do ministério da educação – SETEC/MEC. Brasília: Editora Moderna, 2012.
PEIXOTO, Cintia Terezinha Barbosa; LARA, Isabel Cristina Machado de. A Pesquisa como Possibilidade para Significar Conceitos Matemáticos Abordados em Cálculo Numérico. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 55-80, 2020.
PEREIRA, Ulisséia Ávila; FRANÇA, Magna. Novas diretrizes educacionais e novos projetos pedagógicos – (ETFRN E CEFET-RN): entre o pensar e o fazer. HOLOS, ano 31, v. 6, p. 328-337, 2015.
PEREIRA, Ulisséia Ávila et al. A orientação educacional no Cefet-RN frente às políticas de educação profissional e de ensino médio no Brasil (1995-2005). HOLOS, ano 30, v. 5, p. 12-21, 2014.
RAMOS, Maurivan Güntzel. Educar para a pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Marina do R. (orgs) Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004. p. 25-49.
RANZOI, Naira Lisboa; OLIVEIRA, Maria Clarice de. Ensino, pesquisa e desenvolvimento local na formação de trabalhadores. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p.183-195, set./dez. 2013.
RIBEIRO, Marcus Eduardo Maciel. A proposta do ensino pela pesquisa em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia. Debates em Educação. v. 11, n. 24, p. 383-401, mai/ago. 2019.
ROTHEN, José Carlos; BERNARDES, Joelma dos Santos; BORGES, Regilson Maciel; GRIBOSKI, Claudia Maffini. Cursos de graduação no Sinaes: a prática institucional entre parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidade. Acta Scientiarum, v. 40, n. 4, p. 1-14, 2018.
SALCEDO, Diego; CRUZ, Marcílio Bezerra. Biblioteconomia, ciência e filosofia: um debate necessário sobre teoria e prática no campo acadêmico-científico. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 27, n. 1, p. 47-58, jan./abr.
SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. O Ensino de História da Educação na UNIJUÍ. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, n. 19, p. 243-251, abr. 2006.
SANTOS, Fábio Alexandre Araújo et al. Práticas pedagógicas integradoras no ensino médio integrado. HOLOS, ano 34, v.. 6, p. 185-199, 2018.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Docência universitária: a pesquisa como princípio pedagógico. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 120-128, jan./jul. 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Iris Gabrielle de Sena Santos; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro; SOUZA, Francislê Neri de. Plataforma FlexQuest®: Uma estratégia didática para a promoção de flexibilidade cognitiva e interdisciplinaridade com recursos Web 2.0. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - RISTI, n. e4, p. 35-49, set./2015.
VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello;VIEIRA, Josimar de Aparecido. Produção de conhecimentos na educação profissional. HOLOS, ano 30, v. 2, p.. 24-36, 2004.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WELLS, Gordon. Indagación dialógica: hacia una teoria y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).