Estágio de docência no POSEDUC/UERN
contribuições na formação do professor-pesquisador
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-16.e14138Mots-clés :
Prática docente, . Pós-graduação em educação, Professor-pesquisadorRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência desenvolvida no estágio de docência em um Programa de Pós-Graduação em Educação. A abordagem qualitativa norteia esse processo, cujas fontes de pesquisas são: o Plano de Atividades do Estágio de Docência e o diário de aula. A relação teoria-prática na pós-graduação em educação induz, aos poucos, a uma formação crítico-reflexiva do professor-pesquisador, fazendo com que a identidade docente seja mobilizada, não obstante as dificuldades vividas durante as atividades remotas.
Téléchargements
Références
AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.
ARAÚJO, Marcus Vinícius Medeiros de et al. Estágio docência: concepções epistemológicas e suas influências nas metodologias de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 237-269, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=533556759001. Acesso em: 09 set. 2022.
BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, out. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TVLjsSNcwyChwwYkxtGX7YD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 076, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União. Brasília, DF: CAPES, 2010. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=741. Acesso em: 15 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BONAMINO, Alice.; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rtQkYDSjky4mXG9TCrgRSqJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2022.
CABRAL NETO, Antônio.; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 745-770, jul./set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/35zWgbwzyNc8dddjmJdsGhF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2022.
CHAMLIAN, Helena Coharik. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 41-64, mar. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/7zh8mcv9cHKGM89zrrRkcsq/abstract/?lang=pt#:~:text=Esses%20docentes%20foram%20entrevistados%2C%20solicitando,que%20atribu%C3%ADam%20ao%20ensino%20na. Acesso em: 13 jun. 2022.
CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189115658006.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Financiamento da educação brasileira: do subsídio literário ao FUNDEB. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1217-1252, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/dsgbhmXmfPfTfXTFTYk44zh/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2022.
DOURADO, Luiz Fernandes. Formação de profissionais do magistério da educação básica: novas diretrizes e perspectivas. Comunicação & Educação, São Paulo, SP, v. 21, n. 1, p. 27-39. jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110712. Acesso em: 15 mar. 2022.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, p. 281-298, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/RmXYydFLRBqmvYtK5vNGVCq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista brasileira de estudos pedagógicos (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.
GUEDES, Josenilson Viana.; SILVA, Angela Maria Ferreira da.; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Revista brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 580-595, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Vnb6QkC3m7fSsxV6CDqjpcw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2022.
LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira de.; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_MARIA-M%C3%81RCIA-MELO-DE-CASTRO-MARTINS.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.
MONTEIRO, Filomena Arruda.; FREITAS, Gleciane Oliveira.; ESCOTO, Josué Javier Cruz. Estágio-docência: experiência potencializadora da formação. Série-Estudos, Campo Grande, v. 27, n. 59, p. 79-96, jan./abr. 2022. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1609/1188. Acesso em: 09 set. 2022.
MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas.; FLORES, Fabio Fernandes.; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-67, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 09 set. 2022.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. O direito à educação. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela de.; ADRIÃO, Theresa. (org.). Gestão, financiamento e direito à Educação: análise da Constituição Federal e da LDB. 3. ed. São Paulo: Xamã, 2007. p. 15-41.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor-pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, Itajaí, v. 5, n. 1, p. 09-22, jan./abr. 2005. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001467946. Acesso em: 15 nov. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Catalão, GO, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 26 jul. 2022.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Mossoró/RN: UERN, 2012. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicos-central/arquivos/4226ppc_pedagogia_2019_com_termo_de_homogaa%C2%A7a%C2%A3o.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
SILVA, Haíla Ivanilda.; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/hX97HhvkMZnDnkxLyJtVXzr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Programa de Pós-graduação em Educação - POSEDUC: mestrado em Educação. Estágio de Docência. Mossoró: UERN, 2019. Disponível em: https://propeg.uern.br/poseduc/default.asp?item=poseduc-discentes-estagio. Acesso em: 12 set. 2022.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE. Edital nº 08/2020. Mossoró/RN: UERN, 2020. Disponível em: http://portal.uern.br/wp-content/uploads/2020/06/Edital-PROUERNInclus%C3%A3oDigital.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015.
ZABALZA, Miguel Angel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento pessoal. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZIZEK, Slavoj. Pandemia: COVID-19 e a reinvenção do comunismo. Tradução de Artur Renzo. São Paulo: Boitempo, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).