Estágio de docência em gestão escolar como instrumento formativo no contexto da Pós-Graduação

Auteurs-es

  • Ledyane Lopes Barbosa Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14157

Mots-clés :

Estágio Docente., Relato de Experiência., Pós-graduação.

Résumé

O artigo tem como objetivo apontar as contribuições do Estágio de Docência em Gestão Escolar a partir do relato de experiência vivenciado pela professora-orientadora e sua estagiária mestranda durante o desenvolvimento do Estágio Docente em uma instituição de ensino superior no oeste paraense. Problematiza-se as contribuições do Estágio Docente como instrumento formativo no contexto da Pós-graduação. A experiência vivenciada contribuiu de forma positiva no percurso formativo da mestranda, em especial, por propiciar as condições iniciais de contato com a docência universitária ao integrar atividades de práticas pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, como complementação da formação em nível de pós-graduação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Docente do curso de Pedagogia e do PPGE/UFOPA e do PGEDA, Polo Ufopa. Líder Adjunta do HISTEDBR/UFOPA). Pesquisadora Produtividade CNPq.

Références

ANJOS, Julienne Samara Viana dos; LIMA, Taiane Figueiredo; LIMA, Thalia Gabriela Sussuarana. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

BARBOSA, Ledyane Lopes. Relatório de Estágio de Docência no Curso de Graduação. Universidade Federal do Oeste do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação. 2019.

BRITTO, Luiz Percival Leme, 1957- No lugar da leitura - biblioteca e formação [recurso eletrônico]. Luiz Percival Leme Britto; Rio de Janeiro: Edições Brasil Literário, 2015. Recurso digital. Disponível em: http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/wp-content/uploads/2019/04/nolugardaleitura_percivallemesbritto_PDFDIGITAL.pdf Acesso em 21 set. 2022.

CARVALHO, Claudenilda Mota; NASCIMENTO, Silvia Eleticia Santos do; SANTOS, Victor Silva dos. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

CAMPOS, D. M. S. Psicologia da adolescência: Normalidade e psicopatologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

GALUCIO, Geni Santos de Sousa. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

GUIMARÃES, Adma Sarmento; DAMASCENO, Geise Batista; RODRIGUES, Maria Lúcia da Silva. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

LIMA; Juliana Sampaio de; WALKER, Samuel Rodrigo Marques; PINHEIRO, Williane Delfino. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

LIMA, José Ossian Gadelha de; LEITE, Luciana Rodrigues. O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 100, n. 256, p. 753-767, set./dez. 2019.

LIMA, G. S. N.; COLARES, M. L. I. S. Estágio supervisionado em gestão escolar: relato de experiência . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–8, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6746 Acesso em: 21 set. 2022.

MELO, Ana Valéria Borges de Carvalho; GUEDES, Neide Cavalcante. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS DO IFPI: aspectos legais e contextos da prática como atividade formativa. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N°4, p. 434-463, Out/Dez 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1021/537 Acesso em 21 set. 2022.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de Almeida. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, Out-Dez, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134 Acesso em: 21 set.2022.

NASCIMENTO, Wildson Robson Silva do; CORREIA, Eanes; SILVA, Veleida Anahi da. Narrativas sobre o estágio supervisionado no curso de física licenciatura: uma figura do aprender na formação inicial. Debates em Educação, Maceió, Vol. 14, Nº. 35, Maio/Ago. 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p260-278.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PRADO, E. Estágio na licenciatura em pedagogia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes. Maceió/AL: Edufal, 2012.

PINHEIRO, Cássia Bruna Corrêa; SILVEIRA, Fernanda Pinheiro. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019

ROCHA, Daiane Samara Bezerra; LOPES, Lara Darlene. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

SALES, Flávia Pereira; PANZA, Lóide Oliveira. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

SILVA, Ádria Pantoja Soares da; BRITO, Karine de Aguiar; ARAÚJO, Márcio Guimarães de. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

SILVA, Daniela Sousa da; QUEIROZ, Giovana Alves de; PEREIRA, Patrícia de Sousa. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019

SOBRAL, Bruno Luã da Silva. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

UFOPA. Resolução nº 298, de 23 de agosto de 2019. Aprova o Regimento do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2019a.Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/ppge/2021/Regimento_do_PPGE_atual.pdf Acesso em 21 set. 2022.

UFOPA. Plano de ensino do componente curricular Estágio Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019b.

UFOPA. Guia para Orientação Discente. Universidade Federal do Oeste do Pará. Programa de Pós-graduação em Educação. 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/ppge/images/ppge/2021/Guia_Discente_PPGE_atualizado.pdf Acesso em 21 set. 2022.

UFOPA. Resolução de 19 de setembro de 2014. Dispõe sobre a regulamentação das atividades de Estágio Docente Orientado no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2014.

VASCONCELOS, Elizabete Figueira; CUNHA, Maria Vanusa Freires. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019

VIEIRA, Jennifer Karine Lima; VIANA, Thalita Ferreira. Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Curso de Pedagogia. 2019.

Publié-e

2023-02-02

Comment citer

LOPES BARBOSA, Ledyane; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. Estágio de docência em gestão escolar como instrumento formativo no contexto da Pós-Graduação. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–19.e14157, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14157. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14157. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.