Estágio de docência no Ensino Superior

avaliação de estagiários

Auteurs-es

  • Ruhama Ariella Sabião Batista Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-24.e14202

Mots-clés :

Estágio de Docência, Ensino Superior, Pós-graduação, Formação docente

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar a avaliação do estágio de docência no Ensino Superior realizada por estagiários bolsistas de um programa de Pós-graduação em Educação. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de análise documental e questionário online, analisado a partir das etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados demonstraram a potencialidade do estágio de docência enquanto parte integrante da formação do pós-graduando, que tem a docência no Ensino Superior como possibilidade profissional. Contudo, também apresentou desafios para a sua consolidação no âmbito da Pós-graduação stricto sensu.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ruhama Ariella Sabião Batista, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Références

ANDRÉ, Marli. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Brasília: Líber Livros, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 set. 2022.

BRASIL. Portaria nº 52, de 26 setembro de 2002. Diário Oficial da União, 26 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-52-regulamento-ds-pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

BRASIL. Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, 14 de abril de 2010. Disponível em: https://www.gov.br/esg/pt-br/pesquisa-e-pos-graduacao/mestrado/area-do-aluno/bolsa-demanda-social-2020/portaria-no-76-de-14-de-abril-de-2010.pdf/view. Acesso em: 29 set. 2022.

BRASIL. Resolução nº 7, de 11 de dezembro de 2017. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação stricto sensu. Ministério da Educação -Conselho Nacional de Educação, Brasília, 11 de dezembro de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2017-pdf/78281-rces007-17-pdf/file. Acesso em: 19 set. 2022.

GATTI, Bernadete Angelina. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista FAEEBA –

Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 15-28, jan./mar. 2020.

Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8265. Acesso em: 29

set. 2022.

GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela Silva de; ALMEIDA, Whasgthon Aguiar de.

Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa et al. Formação docente na pós-graduação stricto sensu: experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 13, n. 31, 17 fev. 2017. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1251. Acesso em: 19 set. 2022.

MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: o caso do estágio de docência na pós-graduação. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 77-92, 2005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/download/1441/1086/4401. Acesso em: 19 set. 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí; Unijuí, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, Catalão, v. 3, n. 3/4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 29 set. 2022.

RIBEIRO, Gabriela Machado; ZANCHET, Beatriz Maria Boessio Atrib. Estágio de docência: possibilidades e limites na formação de professores universitários. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 2, p. 508-526, mai./ago., 2015. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/ribeiro-zanchet.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5562413/mod_resource/content/1/

Metodologia-Do-Trabalho-Cientifico-23%C2%AA-Edicao-Severino-EBOOK-Escolhido.pdf. Acesso em: 10 mai. 2022.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. O estágio da docência na pós-graduação: relatos de uma professora do magistério superior. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 140-147, 2019. DOI: https://doi.org/10.30691/relus.v4i2.2307.

SOUZA, Júlia Graciela de; JUNQUEIRA, Mariana Lopes; HEINZLE, Marcia Regina Selpa. Percepções atribuídas ao estágio de docência no Ensino Superior. Interfaces Científicas, Aracaju, v.10, n. 3, p. 106-118, 2021. DOI: 10.17564/2316-3828.2021v10n3p106-118

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Resolução CEPE nº 021, de 19 de julho de 2016. Aprova regulamento do estágio de docência de discentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu, da UEPG. Ponta Grossa, 19 de julho de 2016. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/wp-content/uploads/sites/28/2019/07/Resol-CEPE-021-2016-Regulamento-do-Estagio-de-Docencia-de-Discentes-dos-Cursos-PPG-Stricto-Sensu.pdf. Acesso e: 20 set. 2022.

VERHINE, Robert Evan; DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 171-191, dezembro de 2007. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/128. Acesso em: 19 set. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2023-02-02

Comment citer

BATISTA, Ruhama Ariella Sabião; TEIXEIRA BRANDALISE, Mary Ângela. Estágio de docência no Ensino Superior: avaliação de estagiários. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–24.e14202, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-24.e14202. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14202. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

Articles similaires

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.