O papel do estágio de docência na formação pedagógica de pós-graduandos Stricto Sensu
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-14.e14223Mots-clés :
Estágio de Docência, Docência Universitária, Discurso do Sujeito ColetivoRésumé
Este estudo objetiva apresentar a importância do Estágio de Docência, para a formação didático-pedagógica de um futuro docente universitário. Trata-se de uma área de estudo complexa e que se encontra em expansão, apresentando diversas lacunas ainda a serem preenchidas. Esta pesquisa defende que o Estágio de Docência é uma ferramenta que pode vir a fazer com que os(as) pós-graduandos(as) possam adquirir e/ou aprimorar os saberes relacionados ao exercício da docência em nível superior. Apresenta como principais referências autores como: Bourdieu (1979), Lefevre e Lefevre (2006, 2012) e Veiga (2014).
Téléchargements
Références
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010.
BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Vozes, 2003.
BOURDIEU, P. et al. O poder simbólico. 1989
CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em ciências humanas e sociais. Ed. Vozes, Petrópolis, Brasil, 2006.
CUNHA, M. I. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, v. 12, n. 3, p. 182-186, 2008.
FIGUEIREDO, M. Z. A.; CHIARI, B. M.; GOULART, B. N. G. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrbios da Comunicação, v. 25, n. 1, 2013
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. O sujeito coletivo que fala. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 10, p. 517-524, 2006.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Pesquisa de representação social: um enfoque Qualiquantitativo: a metodologia do discurso do sujeito coletivo. 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigação em psicologia social. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. EDUFBA, 2010.
VEIGA, I. P. A. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 327-342, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).