Complexidade e transdisciplinaridade
uma via para formação inicial em pedagogia
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p219-238Mots-clés :
Complexidade, Transdisciplinaridade, Formação de professores, PedagogiaRésumé
O presente estudo consiste em oportunizar contribuições para a formação inicial de professores no curso de Pedagogia, sob o viés da complexidade e da transdisciplinaridade. Com o objetivo de identificar se as concepções e princípios de um pensamento complexo e transdisciplinar estão presentes na formação inicial de professores em Pedagogia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com participação de quatro professores formadores que atuam no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior privada, localizada em Curitiba/PR e estudantes formandos do 8º período. Nesse estudo, foram explanadas as principais contribuições que indicaram a construção de um tecido complexo de saberes docentes e dimensões humanas, construídos a partir do vínculo afetivo, da criatividade, das diferentes linguagens, da pesquisa e da tecnologia.
Téléchargements
Références
AMADO, Luiz Cervo. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BEHRENS, Marilda Aparecida (org.). O Paradigma Emergente e a prática pedagógica. 5. ed. Petrópolis, 2013.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: CNE, 2019.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
GOTTI, Alessandra; DAHER, Helio. Como garantir a recomposição das aprendizagens na retomada presencial das aulas. Nova Escola, jan. 2022. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20841/como-garantir-a-recomposicao-das-aprendizagens-na-retomada-presencial-das-aulas. Acesso em: 10 out. 2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Básico. 2022. Disponível em: https://censobasico.inep.gov.br/censo basico/. Acesso em: 10 out. 2022.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Atenas, 1995.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2014.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação. Campinas: Papirus, 2015.
MORIN, Edgar. A aventura de O Método e Para uma racionalidade aberta. São Paulo: Edições SESC, 2020.
MORIN, Edgar. Ensinar a Viver: manifesto para mudar a educação. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar; DÍAZ, Carlos Jesus Delgado. Reinventar a Educação: Abrir caminhos para a Metamorfose da Humanidade. São Paulo: Pala Athena, 2016.
NICOLESCU, Barasab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
PETRAGLIA, I. Pensamento complexo e educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).