Autoridade docente e indisciplina na escola

a voz dos professores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14298

Mots-clés :

Autoridade docente, Indisciplina, Relação professor-aluno.

Résumé

A presente pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores sobre a autoridade docente no enfrentamento da indisciplina. A abordagem do estudo é qualitativa descritiva. O lócus do estudo foi uma escola pública estadual do município de Cáceres-MT, e os sujeitos foram seis professores efetivos de turmas dos anos finais do Ensino Fundamental.  Para a coleta dos dados utilizou-se de fontes documentais e da entrevista, constatando-se que o termo autoridade docente se refere tanto à percepção autoritária quanto à percepção democrática. As duas percepções sustentam distintamente as ações de enfrentamento que os sujeitos definem como indisciplina.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Suele Aparecida Leite de Sousa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2014). Licenciada em Educação Infantil Práticas em Sala de aula pela Faculdade São Braz. Atualmente é professora da rede Municipal de Cáceres-MT, está cursando o mestrado em educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Références

ABRAMOVAY, Miriam;AVANCINI,Marta Franco. Educação e Incivilidade. [2007?]. Não-paginado. Disponível em: < http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=682>. Acesso em 15 abr.,2009.

ALVES, Cândida Maria Santos Daltro. (In)Disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano. Ilhéus, Ba: Editus, 2006

AQUINO, Júlio Groppa (org). Autoridade e Autonomia na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999

AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina Na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 13ª ed., 1996.

AQUINO, Julio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 47, dezembro/1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n47/v1947a02.pdf Acesso em: 05/07/2019

ARAÚJO, Ulisses f. de. Autoridade na escola. In: AQUINO, J.G. (org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1999.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FREIRE, Paulo. Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e terra, 1996.

GONÇALVES, Tânia. Autoridade docente: pensamento, responsabilidade e reconhecimento [doi:10.11606/T.48.2012.tde-23082012-100731]. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2012. Tese de Doutorado em Educação. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082012-100731/pt-br.php Acesso em:05/05/2019

OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: determinações, consequências e ações. Brasília: Líber Livro, 2005.

OLIVEIRA, Adriana Dias de. Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3618 Acesso em 27 set.,2022.

OMS. Organização Mundial da Saúde – OMS. Word report in violence and health. Genebra: WHO.2002.

PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2008.

TAILLE, Yves de la. Autoridade na escola. In: AQUINO, Julio.Groppa. (org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1999.

TIELLET, Maria do Horto Salles. As Políticas públicas de redução e prevenção dos conflitos e da violência em ambiente escolar no estado do Mato Grosso, no período de 2003-2010, e os reflexos nas escolas estaduais do município de Cáceres. 2012. 362p. Tese (Doutorado em Educação). Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2012.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Os desafios da indisciplina na sala de aula.1997. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf Acesso em: 27 abr 2019.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-30

Comment citer

SOUSA, Suele Aparecida Leite de; TIELLET, Maria do Horto Salles. Autoridade docente e indisciplina na escola: a voz dos professores. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e14298, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14298. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14298. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.