Autoridade docente e indisciplina na escola
a voz dos professores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe14298Parole chiave:
Autoridade docente, Indisciplina, Relação professor-aluno.Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores sobre a autoridade docente no enfrentamento da indisciplina. A abordagem do estudo é qualitativa descritiva. O lócus do estudo foi uma escola pública estadual do município de Cáceres-MT, e os sujeitos foram seis professores efetivos de turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Para a coleta dos dados utilizou-se de fontes documentais e da entrevista, constatando-se que o termo autoridade docente se refere tanto à percepção autoritária quanto à percepção democrática. As duas percepções sustentam distintamente as ações de enfrentamento que os sujeitos definem como indisciplina.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAMOVAY, Miriam;AVANCINI,Marta Franco. Educação e Incivilidade. [2007?]. Não-paginado. Disponível em: < http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=682>. Acesso em 15 abr.,2009.
ALVES, Cândida Maria Santos Daltro. (In)Disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano. Ilhéus, Ba: Editus, 2006
AQUINO, Júlio Groppa (org). Autoridade e Autonomia na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1999
AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina Na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 13ª ed., 1996.
AQUINO, Julio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 47, dezembro/1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n47/v1947a02.pdf Acesso em: 05/07/2019
ARAÚJO, Ulisses f. de. Autoridade na escola. In: AQUINO, J.G. (org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1999.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FREIRE, Paulo. Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Ed. Paz e terra, 1996.
GONÇALVES, Tânia. Autoridade docente: pensamento, responsabilidade e reconhecimento [doi:10.11606/T.48.2012.tde-23082012-100731]. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2012. Tese de Doutorado em Educação. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23082012-100731/pt-br.php Acesso em:05/05/2019
OLIVEIRA, Maria Izete de. Indisciplina escolar: determinações, consequências e ações. Brasília: Líber Livro, 2005.
OLIVEIRA, Adriana Dias de. Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3618 Acesso em 27 set.,2022.
OMS. Organização Mundial da Saúde – OMS. Word report in violence and health. Genebra: WHO.2002.
PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2008.
TAILLE, Yves de la. Autoridade na escola. In: AQUINO, Julio.Groppa. (org.). Autoridade e autonomia na escola: alternativas teóricas práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1999.
TIELLET, Maria do Horto Salles. As Políticas públicas de redução e prevenção dos conflitos e da violência em ambiente escolar no estado do Mato Grosso, no período de 2003-2010, e os reflexos nas escolas estaduais do município de Cáceres. 2012. 362p. Tese (Doutorado em Educação). Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2012.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Os desafios da indisciplina na sala de aula.1997. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p227-252_c.pdf Acesso em: 27 abr 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).