L'éducation physique dans l'éducation intégrale et transdisciplinaire de l'être humain
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p90-107Mots-clés :
Éducation Physique, Complexité, Intégrer, Transdisciplinarité.Résumé
O objetivo desse artigo é dialogar com a Educação Física que integra corpo, mente e alma, em uma metodologia transdisciplinar de educar que não fragmente o corpo humano. Fundamentamos essa conversa na teoria da complexidade e em autores que lutam pelo pensamento crítico nos processos educativos e nas aulas de educação física, sendo os principais: Alves, M.D. (2015); Darido e Oliveira (2008); Medina (1987).; Morin (2000); Sadi (2010); Suanno, J.H.S (2014,2015); Suanno, M.V. (2013). Na pesquisa de campo percorremos os caminhos da fenomenologia na intenção de entrevistar quatro professores; através de cartas, escreveram livremente sobre sua profissão e métodos de ensino, com perguntas norteadoras para que reflitissem sobre seu papel como professor em educar o corpo e mente. Concluímos que a integração da educação física com a subjetividade de praticar algum exercício físico e, em meio a tantas imposições sociais, é também uma estratégia transdisciplinar que acessar o SER de cada pessoa, como momento da prática educativa e de se conhecer e se amar.
Téléchargements
Références
ALVES, Maria Dolores Fortes - Reflexões sobre aprendizagem: de Piaget a Maturana – 2015.
BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto - Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas – 2002.
DARIDO, Suraya Critina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli - Procedimentos metodológicos para o programa segundo tempo. - 2008.
MEDINA, João Paulo Subirá, Educação Fisica cuida do corpo... e “mente” – campinas – 7ª edição. 1987.
MORIN, Edgar - Os sete saberes necessários à educação do futuro – 2. ed. – UNESCO, 2000.
SADI, Renato Sampaio. Pedagogia do esporte: descobrindo novos caminhos – 2010.
SANT’ANA, Jhonnatas Vilas Boas; SUANNO, João Henrique; SABOTA. Barbra - Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias – 2017.
SUANNO, João Henrique - EMOÇÃO, COGNIÇÃO E CORPOREIDADE: os sete saberes necessários à educação do futuro na sala de aula do presente1 – 2015.
SUANNO, João Henrique.- Escola criativa: o ser, suas aprendizagens, suas relações humanas e o desenvolvimento de valores. 2014.
SUANNO, Marilza Vanessa - Outra finalidade para a Educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. – 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).