Políticas para a formação de professores

avanços e retrocessos nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Auteurs-es

  • Lidiane Pagliarin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Altair Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Marcio Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941

Mots-clés :

Planos Estaduais de Educação, Formação de professores, Concepção formativa

Résumé

Frente às últimas reformas na formação de professores, problematizamos: em que medida e sob quais concepções a formação inicial e continuada de professores prevista no PNE está sendo desenvolvida e como o PEE/RS e PEE/SC estão atingindo suas metas? A pesquisa é qualitativa, exploratória, documental, com análise comparada. Em síntese, concluímos que é preciso avançar para atingir as metas, assim como repensar intencionalidades das políticas de formação de professores a fim de superar o reducionismo neotecnicista presente nas atuais diretrizes nacionais de formação de professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Altair Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.

Marcio Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua como pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania.

Références

BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro...retrocessos na atual política de formação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2014). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014.

ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei nº 16.794, de 14 de dezembro de 2015. Florianópolis, 2015.

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 14.705, de 25 de junho de 2015. Porto Alegre, 2015.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

BRASIL, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01, de 18 de Fevereiro de 2002 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília/BR: Diário Oficial da União, 09 Abr. 2002, Seção 1, p.31

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 8-12, 02 jul. 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico do estado do Rio Grande do Sul: Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília, DF: Inep, 2022.

CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. O gerencialismo empresarial na escola pública: eficácia ou proselitismo? Educativa, Goiânia, v.24, p.1-20, 2021. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8702/5357

DOURADO, Luiz. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 299-324, abr.-jun., 2015.

DOURADO, Luiz; SIQUEIRA, Romilson. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva. Textura. v. 24 n. 59 p. 55-77 jul./set. 2022

FÁVERO, Altair A; PAGLIARIN, Lidiane Puiati; TREVISOL, Marcio G. Diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada dos professores da educação básica: análise comparada dos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Perspectiva, Florianópolis, 38, n. 1–p. 01–18, jan./mar.2020.

FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro; TONIETO, Carina. A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e74384, p.1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74384/42512

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. Eficácia ou proselitismo? a escola sob os ditames do gerencialismo empresarial. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro. (org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: CRV, 2020, p. 27–40.

FREITAS, Helena Costa Lopes. 30 anos de Constituição: Avanços e retrocessos na formação de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, p. 511-527, nov./dez. 2018.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

PINHEIRO, Ana Paula; FÁVERO, Altair Alberto. Um olhar reflexivo sobre a Base Nacional Comum de Formação-BNC-Formação. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-20, e-20828.069, 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor

Téléchargements

Publié-e

2023-05-10

Comment citer

PAGLIARIN, Lidiane; FÁVERO, Altair; TREVISOL, Marcio. Políticas para a formação de professores: avanços e retrocessos nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14941, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14941. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.