Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade

Auteurs-es

  • Dagmar Braga de Oliveira UFS
  • Marizete Lucini Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926

Mots-clés :

Educação, Currículo do Piauí, Interculturalidade

Résumé

Este artigo traz um recorte da tese “Ensino de Ciências no Currículo do Piauí (2020): legados coloniais e possíveis brechas decoloniais (interculturais críticas)”, que tem como objetivo principal compreender os legados coloniais e possíveis brechas decoloniais presentes na proposta curricular do Ensino Fundamental (anos finais) do Piauí (2020), para o ensino de ciências. Neste recorte, apresentaremos parte da revisão de literatura realizada a partir dos trabalhos (dissertações e teses) produzidos no recorte temporal de 10 anos (2012 a 2021) publicados no Banco de Teses e Dissertações da Capes. No panorama de pesquisas relacionadas à temática Interculturalidade, identificamos 289 trabalhos, sendo 205 Dissertações e 84 Teses. Desse modo, a partir dos trabalhos selecionados na triagem básica iniciamos uma análise mais detalhada com a leitura dos títulos e na maioria dos casos a leitura dos resumos para assim filtrar ao máximo os trabalhos com maior aderência a nossa temática de pesquisa. Ao final, a nossa análise foi constituída por 14 dissertações e 07 teses que foram selecionadas para análise mais minuciosa onde constatamos a ausência de trabalhos envolvendo a relação da temática interculturalidade e o Currículo do Piauí.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMORIM, VALDECIR DE ANDRADE. Currículo de Geografia do Ensino Fundamental do Município do Rio de Janeiro: reflexos sobre o lugar e a interculturalidade nas escolas do Complexo da Maré. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE CATOLICA DE PETROPOLIS, Petrópolis, 2014. 135 f.

CANDAU, V. M. F. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010a.

DIAS, PATRICIA. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E COLONIALIDADE: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DA ALDEIA-ESCOLA ZARUP WEJ DA TERRA INDÍGENA ZORÓ. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá, 2017. 189 f.

DUSSEL, E. “Europa, modernidad y eurocentrismo”, em LANDER, Edgardo (coord.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, 2000.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Sociedade e Estado, v. 31, p. 51-73, 2016.

FANON, F. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.

QUIJANO, A. “Colonialidad del poder y clasificación social”. Journal of world-systems research, v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

REDUA, LAIS DE SOUZA. INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SABERES SOBRE A BIODIVERSIDADE LOCAL. Mestrado em Educação Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, Uberaba, 2019. 98 f.

RODRIGUES, WANDA ISABEL SENATORE VARGAS. A ESCOLA URBANA E A INCLUSÃO DE ALUNOS INDÍGENAS: Os desafios do Currículo em Busca de um Diálogo Intercultural. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, Porto Velho, 2015. 113 f.

SALLES, FABIANO LANGE. A tessitura curricular em uma comunidade de aprendizagem docente multicultural: o caso da disciplina Educação Física. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 2019. 256 f.

SILVA, ANDREA NATALIA DA. CURRÍCULO E PRÁTICAS MONO/MULTI/INTERCULTURAIS E A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO NOVA ITAMARATI. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO, Campo Grande, 2014. 265 f.

SOARES, JOSE LOPES. EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTO CURRICULAR DE RORAIMA- DCR. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, Boa Vista, 2020.100 f.

SUYEYASSU, SUEIDY PITHON. Currículo e Interculturalidade: imigrantes no ambiente multicultural em uma escola na cidade de São Paulo. Doutorado em EDUCAÇÃO (CURRÍCULO) Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, São Paulo, 2019. 203 f.

WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina, 2009, p. 12-43.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder: um pensamento e posicionamento "outro" a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas, v. 5, n. 1, 2019.

WALSH, Catherine. La Interculturalidad en la Educación. Perú: Ministério de Educación, 2005. 74 p.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-05

Comment citer

OLIVEIRA, Dagmar Braga de; LUCINI, Marizete. Explorando caminhos de pesquisa de interculturalidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15926, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15926. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15926. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Articles similaires

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.