O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática

Auteurs-es

  • José Elyton Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS http://orcid.org/0000-0003-1763-8134
  • Mário Jorge Oliveira Silva Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergiper

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010

Mots-clés :

Criatividade, Ensino, Aprendizagem, Matemática

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) sobre a criatividade nos processos de ensino e aprendizagem matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que visa à compreensão de sentidos, envolvendo 24 bolsistas do PIBID e do PRP do curso de Matemática. Os achados sinalizaram a relevância de ações formativas na e para a criatividade, desvelando habilidades no campo das tecnologias, dos jogos, do pensamento convergente, do olhar diferente e do movimento da atenção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

José Elyton Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014) e licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2020). Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2015) e especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC/UFS). Possuo experiência como professor formador de professores para as habilidades da Prova Brasil. Atualmente sou professor efetivo da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Maragogi - AL.

Mário Jorge Oliveira Silva, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Mestre em Educação

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergiper

Doutora em Educação

Références

ALVES, Nilda. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 3, p. 62-74, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000200005. Acesso em: 8 abr. 2003.

BEGHETTO Ronald A. Beatiful risk: having the courage to teach and learn creatively. Lanham: Rowman & Littefield, 2019.

BURNETT, Cyndi; FIGLIOTTI, Julia. Weaving Creativity: into every strand of your curriculum. New York: Creativity and Education, 2020. E-book.

CREATIVITYANDEDUCATION. Habilidades de pensamento criativo. Disponível em: https://creativityandeducation.com/elementary-school/infuse-creativity/. Acesso em: 02 ago. 2023

CRESWELL, John Ward. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

FANIZZI, Sueli. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: reflexões e ações. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, abr./jun., 2022.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTÍNEZ, Albertina Mitijáns. Criatividade, personalidade e educação; tradução Mayra Pinto. Campinas, SP; Papirus, 1997.

NUÑES, Isauro Beltrán; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo. O professor e a formação docente: a criatividade e as crenças educativas onde estão? HOLOS, Ano 28, Vol 2, 2012.

SILVA, Vladimir Luis da. RESZKA, Maria de Fátima. Pibid e Residência Pedagógica: potencializadores na formação dos licenciados em Pedagogia e os impactos nas escolas. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, v. 2, n. 2, p. 113-137, jul./dez. 2021.

TARDIF, Maurice. Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2019.

TORRE, Saturnino de la. Dialogando com a criatividade. São Paulo: Madras, 2005.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-22

Comment citer

SANTOS, José Elyton Batista dos; SILVA, Mário Jorge Oliveira; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz. O pensarfazer criativo na perspectiva de licenciandos/as de Matemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16010, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16010. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16010. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.