Nexos teóricos entre a pedagogia histórico-crítica e o enfoque histórico-cultural sobre a atividade de estudo

Auteurs-es

  • Raquel Elisabete de Oliveira UNESP FCLAR
  • Juliana Campregher Pasqualini Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara Unesp

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17534

Mots-clés :

Pedagogia histórico-crítica, Atividade de Estudo, Psicologia histórico-cultural, Davidov

Résumé

Apresentam-se resultados de uma pesquisa de natureza teórico-bibliográfica que teve como horizonte a incorporação das formulações teóricas sobre a atividade de estudo realizada por autores da psicologia histórico-cultural, notadamente por Davidov, como subsídio psicológico à teorização histórico-crítica sobre o ensino escolar. Argumenta-se que ambos sistemas conceituais guardam especificidades no tocante ao objeto e contexto de formulação mas convergem no que respeita aos fundamentos filosófico-metodológicos, e que a articulação entre eles permite avançar especialmente no âmbito da didática do ensino da idade escolar no contexto da pedagogia histórico-crítica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DAVIDOV, V. V. Os problemas psicológicos do processo de aprendizagem dos estudantes. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C., G.C..; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019a. p. 171-174.

DAVIDOV, V. V. Conteúdo e estrutura da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C., G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019b. p. 215-234.

DAVIDOV, V. V. Atividade de estudo e aprendizagem desenvolvimental. In: PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019c. p. 249-266.

DAVYDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Progreso, 1988.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Pueblo y Educación, 1982.

DAVIDOV, V. V; MÁRKOVA, A. K. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. In: PUENTES, Roberto V.; CARDOSO, Cecilia, G.C..; AMORIM, Paula orgs. Teoria da atividade de estudo: contribuições de D.B. Elkonin, V.V. Davidov e V.V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019, p. 191-214.

DUARTE, N. Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

DUARTE, N. Vigotski e o “Aprender a Aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5. ed. Campinas: Autores Associados. 2011.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos – contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. 1. ed. Campinas: Autores associados, 2016.

LOMPSHER, J. A análise e a elaboração das exigências relacionadas à atividade de estudo. In: Teoria da atividade de estudo - contribuições do grupo de Berlim. DE MARCO, Fabiana Fiorezi; LONGAREZI, Andréa M.; PUENTES, Roberto V. (orgs.). Bauru: Mireveja Editora, 2022. p. 75 – 93.

MALANCHEN. J. Cultura, conhecimento e currículo – contribuições da pedagogia Histórico-crítica. 1.ed. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30., 2007, Caxambu. Anais [...].Caxambu: Anped, 2007. CD-ROM.

MARTINS, L. M. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.

MARTINS, L. M. Psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016. p. 13-34.

OLIVEIRA, R. E. O estudo na idade escolar: contribuições da psicologia histórico-cultural à prática pedagógica histórico-crítica. 2023. Tese (Doutorado em Educação Escolar) ‒ Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2023.

PASQUALINI, J. C.; LAVOURA, T. N. A transmissão do conhecimento em debate: estaria a pedagogia histórico-crítica reabilitando o ensino tradicional? Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, 2020.

PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. (org.). Prefácio. In: Teoria da atividade de estudo:contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V. V. Repkin – livro I. Uberlândia: Editora CRV / EDUFU, 2019. p. 19 - 28.

SANTOS, R. E. O. Contribuições à implementação da Pedagogia histórico-crítica em escolas de Ensino Fundamental I: aspectos teóricos e práticos. Dissertação de mestrado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Arte - UNESP, 2019.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. Edição comemorativa.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Marxismo, Educação e Pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 59-85.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano - novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2024-05-29

Comment citer

OLIVEIRA, Raquel Elisabete de; PASQUALINI, Juliana Campregher. Nexos teóricos entre a pedagogia histórico-crítica e o enfoque histórico-cultural sobre a atividade de estudo. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17534, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17534. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17534. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Articles similaires

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.