Pós ensino remoto emergencial

reflexões de uma alfabetizadora sobre cultura da infância, cultura escolar e alfabetização

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17950

Mots-clés :

Alfabetização, Pós Ensino Remoto, Cultura Infantil e escolar

Résumé

O texto apresenta reflexões de uma alfabetizadora sobre os desafios enfrentados no pós ensino remoto, especialmente, quanto à resistência das crianças em seguir as rotinas escolares. A alfabetizadora, participou de uma pesquisa-formação sobre o fazer docente e, a partir dos conceitos de cultura da infância e cultura escolar, deslocou o olhar para as crianças e suas interações. As reflexões fomentaram mudanças no planejamento e a nova rotina favoreceu o processo de alfabetização.

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Bibliographies de l'auteur-e

Carmen Regina Ferreira Gonçalves, Universidade Federal de Pelotas

Professora na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutora em Educação, Integrante do Grupo de Estudo sobre a aquisição da linguagem escrita (GEALE). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação na FURG.

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e do Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.

 

Juliane de Oliveira Alves Silveira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professora dos Anos Iniciais da Educação Básica na Prefeitura Municipal do Rio Grande. Mestre e Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pesquisadora no grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG), realiza pós-doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG.

Références

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Publié-e

2024-11-10

Comment citer

GONÇALVES, Carmen Regina Ferreira; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SILVEIRA, Juliane de Oliveira Alves. Pós ensino remoto emergencial: reflexões de uma alfabetizadora sobre cultura da infância, cultura escolar e alfabetização. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17950, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17950. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17950. Acesso em: 13 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

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