Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422

Mots-clés :

Novo Ensino Médio, Criatividade, Pesquisa, Pós-Graduação

Résumé

O conjunto de propostas que instituiu o Novo Ensino Médio brasileiro tem indicado mudanças na estrutura e funcionamento dos processos educativos, fundamentado nas concepções de protagonismo juvenil, de organização de projeto de vida e de escolha profissional, o que indica demandas que podem ser melhor compreendidas se transformadas em objetos de estudos de pesquisas no contexto da pós-graduação. O objetivo foi analisar como os processos relacionados à criatividade e inovação são apresentados nos documentos oficiais do Novo Ensino Médio e como são desenvolvidos no cotidiano das escolas, destacando demandas que podem ser atendidas com a contribuição da pesquisa da pós-graduação. Por meio da abordagem qualitativa, realizou-se um estudo documental e bibliográfico. Pela análise de conteúdo de Bardin (2011), chegou-se a três categorias: criatividade e inovação no contexto educacional; orientações legais e menção à criatividade; práticas e processos criativos no Ensino Médio. Por meio da análise compreendeu-se que os documentos oficiais pouco priorizam as propostas criativas. Reconhece-se, no entanto, que no contexto da prática existem ações desenvolvidas em escolas de Educação Básica, especialmente, no Ensino Médio, as quais desenvolvem projetos criativos e personalizados. Isso evidencia possibilidades que podem ser valorizadas pelas pesquisas da pós-graduação, bem como necessidades que podem ser supridas com seu apoio, incluindo as que dependem de incentivo à criatividade dos estudantes para que possam transitar com fluidez no mundo desafiador e em acelerada transformação.

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Shirlei de Souza Corrêa, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Educação, área de concentração Currículo, pela Universidade do Vale do Itajaí, SC (2018) e período Sanduíche na Universidade do Minho - Portugal (2017). Mestre em Educação (2013) e licenciada em Pedagogia pela mesma instituição (2001). Tem experiência na docência, com atuação nos cursos de licenciatura e em cursos de Especialização em Educação Inclusiva. Pesquisadora participante do LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores, do GCET - Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade e do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC/UDESC e do Grupo de Estudos em Inclusão no Ensino Superior do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: formação de professores; inclusão, políticas públicas; currículo; práticas pedagógicas; Ensino Médio. Atua como docente nos cursos de Licenciatura da UNIFEBE. Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Mestrado em Educação em Rede da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e UNIFEBE). Atua como docente no PPGEB da UNIARP, cursos de Mestrado e Doutorado

Cirlei de Souza Moreira Dias, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestranda no PPGEB UNIARP 2024. Especialização em Educação Especial e Graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Universidade do Contestado (2001). trabalha como professora efetiva no Atendimento Educacional Especializado na Escola de Educação Básica Gonçalves Dias - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, professora de LIBRAS, Metodologias da Educação Especial e Atividades Práticas Formativas - Projeto Integrador no curso de Pedagogia na Universidade Alto vale do Rio do Peixe - UNIAP. Experiência na área da Educação, com ênfase no ensino e tradução da LIBRAS e Educação Especial.

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Publié-e

2024-12-12

Comment citer

ZLUHAN, Mara Regina; CORRÊA, Shirlei de Souza; DIAS, Cirlei de Souza Moreira. Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18422, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18422. Acesso em: 18 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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