Identidade afro-brasileira e enfrentamento do racismo: construindo novas relações sociais

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p555-571

Mots-clés :

Extensão Universitária, Etnicidade, Enfrentamento ao racismo.

Résumé

Apresentamos as ações extensionistas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Desenvolvimento Rural e Inclusão Social, com o objetivo de proporcionar discussões e práticas educacionais que permitam a superação da discriminação étnico-racial e a autoafirmação da identidade afro-brasileira junto aos estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola no município de Areia/PB. O projeto de extensão se caracterizou como pesquisa-ação, utilizando-se de questionário, observação e práticas pedagógicas participativas. Constatamos como resultados: o fortalecimento da identidade étnico-racial, a valorização da cultura afro-brasileira, a ressignificação da história da África e do seu povo, e também relatamos a construção de práticas exitosas de superação da discriminação racial.

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Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pedagoga pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1991), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (2011). Atualmente é Chefe do DCFS/CCA da Universidade Federal da Paraíba, Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Paraíba e da UAB/UFPB, curso Letras Libras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, educação inclusiva, educação especial, comunidades quilombolas, estudos étnico. Foi Assessora do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB entre 2014-2017, desde 2017 a atual é Representante do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA)/UFPB, sub-sede Areia/PB. Membro do NEABI/UFPB. Já escreveu vários artigos na área da educação especial e publicou obras na área de Educação e Etnicidade. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social.

Rosivaldo Gomes Sá Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Sociologia, Agronômo, Prof. do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais/UFPB, membro do Neabi/UFPB, membro do Grupo de Pesquisa Educação Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social. Autor de vários artigos na área de etnicidade, territoriedade e comunidade quilombolas. Experiência em Extensão Rural e trabalho com assentamentos.

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Publié-e

2019-04-25

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DAXENBERGER, Ana Cristina Silva; SÁ SOBRINHO, Rosivaldo Gomes. Identidade afro-brasileira e enfrentamento do racismo: construindo novas relações sociais. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 555–571, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p555-571. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5577. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Abordagens pedagógicas interdisciplinares para a educação das relações étnico-raciais"

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