O papel da experimentação na história do ensino de Física no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p36-51

Mots-clés :

Ensino de Física, História da Educação, Experimentação, Experiência

Résumé

Neste trabalho buscamos estabelecer um panorama acerca do papel atribuído à experimentação no contexto das propostas relacionadas ao ensino de Física no Brasil. A partir dos referenciais analisados, foi possível observar as diferentes percepções acerca da utilização de atividades experimentais para o ensino das disciplinas científicas e, em especial, da Física desde o início do período republicano até as diretrizes nacionais curriculares para os cursos de formação de professores de Física. Dada a importância atribuída à utilização de atividades experimentais, foi possível concluir que compreender as etapas percorridas até o presente, em relação a esse aspecto do ensino de ciências, é de extrema relevância no sentido de contribuir para a superação de dificuldades históricas, bem como para o estabelecimento de novas diretrizes de formação de professores e de elaboração de materiais de ensino. 

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Filipe Pereira Faria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Araquari-SC, no qual ministra a disciplina de Física junto aos cursos Técnicos Integrados ao ensino Médio e as disciplinas de Física Geral (I, II e III) junto ao curso de Licenciatura em Química. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (FC/Unesp - Campus de Bauru). Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/UNESP - Campus de P. Prudente) e Mestre em Educação para a Ciência (FC/Unesp - Campus de Bauru). Tem experiência no ensino de Física e outras disciplinas científicas para estudantes de nível fundamental, médio e superior. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências com ênfase no Ensino de Física e Química, principalmente nos seguintes temas: Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências, Epistemologia, Formação inicial e continuada de professores e Experimentação para o Ensino de Ciências.

Marcelo Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Realizou 02 pesquisas de Pós-Doutorado na Université de Genève - Suisse (Bolsista da FAPESP). Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Educação (Filosofia da Educação), ambos os títulos pela UNESP. Possui licenciatura (1991) em Filosofia pela UNESP. Professor do Departamento de Ciências Humanas da FAAC ? UNESP - Bauru, onde ministra disciplinas de Filosofia e Filosofia da Ciência. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, educação e teoria do conhecimento e filosofia. Professor credenciado e orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência - FC - Bauru. Vice-diretor (2012-2016) e atual Diretor (desde novembro de 2016) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP - Bauru.

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Publié-e

2020-04-06

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FARIA, Filipe Pereira; CARNEIRO, Marcelo Carbone. O papel da experimentação na história do ensino de Física no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 36–51, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p36-51. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6907. Acesso em: 24 nov. 2024.

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