O cenário da formação de professores no Brasil nos vinte anos da atual LDB

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n25p139-154

Mots-clés :

Formação de professores no Brasil. Vinte anos de LDB

Résumé

Passados vinte anos da promulgação da nossa LDB 9394/96, tecemos algumas considerações em torno das questões atinentes à formação de professores no Brasil, buscando destacar avanços e recuos nas políticas públicas educacionais nas licenciaturas. Por meio de análise documental e levantamento bibliográfico, concluímos que este é um campo de investigação bastante explorado, mas ainda detento de questões candentes, a exemplo da avalanche conservadora que tomou conta do país nos últimos três anos para prover reformas na Educação Básica. A política de formação de professores no Brasil conta com excesso de instrumentos normativos e carência de recursos financeiros e materiais.

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Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação - UnB na área de Currículo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Modalidade Profissional / PPGEMP na UnB. Doutor e Mestre em Educação e Currículo (2017) pela Universidade de Brasília, UnB. Possui Licenciatura em História e em Pedagogia. Especialista em História Afro-brasileira e Africana. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ): "Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade". Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas - CNPQ " .Investigador na área de Currículo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currículo Integrado, Interdisciplinariedade, Eixo Estruturante e transversalidade e Ensino de História . Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal entre 2005-2018. 

Lívia Freitas Fonseca Borges, Universidade de Brasília (UnB)

Pedagoga. Mestre em Educação e Doutora em Sociologia. Professora Associada da Faculdade de Educação - UnB

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Publié-e

2019-12-23

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SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. O cenário da formação de professores no Brasil nos vinte anos da atual LDB. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 139–154, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p139-154. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7206. Acesso em: 24 nov. 2024.

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