A importância das Pedagogias críticas para o ensino de Ciências: a pedagogia histórico-crítica como proposta para a superação do cenário educacional atual

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p342-364

Mots-clés :

Pedagogia histórico-crítica. Ensino de ciências. Trabalho docente.

Résumé

O ensino de Ciências sofreu importantes movimentos, com novas teorias de aprendizagem e tendências, das quais algumas têm contribuído para o esvaziamento das categorias “trabalho docente” e “conteúdos escolares”. Tal esvaziamento contribui para a perpetuação do ideal neoliberal hegemonicamente vigente. Frente a isso, o presente trabalho discute a importância das pedagogias críticas para a superação do cenário educacional atual, propondo a pedagogia histórico-crítica como instrumento. Sua relevância está ao considerar a educação como mediação da leitura da prática social, ao fornecer elementos culturais, teóricos e práticos para isto. Será discutido o valor dos conteúdos científicos sob essa perspectiva, no contexto de problemáticas atuais do sistema capitalista e seu potencial de superá-las.

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Guilherme Augusto Fernandes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Aluno de Pós-graduação em Educação para Ciência - Departamento de Educação, Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

Flávio Henrique Chaves Filho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Aluno de Pós-graduação em Educação para Ciência - Departamento de Educação, Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

Vanessa Ribeiro Julio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Aluna de Pós-graduação em Educação para Ciência - Departamento de Educação, Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Doutora do Departamento de Educaçao - Unesp Botucatu e do Programa de Pós-graduação em Educação para Ciência - Unesp Bauru

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Publié-e

2020-04-06

Comment citer

FERNANDES, Guilherme Augusto; CHAVES FILHO, Flávio Henrique; JULIO, Vanessa Ribeiro; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. A importância das Pedagogias críticas para o ensino de Ciências: a pedagogia histórico-crítica como proposta para a superação do cenário educacional atual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 342–364, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p342-364. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7321. Acesso em: 12 août. 2024.

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Rubrique

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

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