Contribuições da Escola de Frankfurt à Escola Contemporânea

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p50-59

Mots-clés :

Escola Contemporânea. Escola de Frankfurt. Teoria Crítica.

Résumé

O presente artigo tem como objetivo, relacionar as produções dos teóricos da Escola de Frankfurt, por meio das contribuições educacionais à Escola Contemporânea. Mesmo sem tratar diretamente à educação, considerou-se examinar textos de Adorno e Benjamim, por embasar-se no discurso crítico-reflexivo para a sociedade atual.  Como método, recorreu-se a revisão literária, ao analisar se houve um legado aos indivíduos do século XXI, e se os conceitos de Teoria Crítica e Indústria Cultural pode ser discutidos como aporte educacional. Os resultados da pesquisa, remetem a junção entre teoria e prática, como ação dos educadores e pesquisadores. Concluiu-se que Adorno e Benjamim apresentam inúmeros subsídios para uma compreensão na função educativa do refletir, na importância do resgate da formação cultural como postulado pedagógico da emancipação e na responsabilidade da escola no processo de experiência e desbarbarização.

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Wagner Feitosa Avelino, Faculdade de Americana (FAM)

Mestre em Educação pela Unesp de Rio Claro, Especialização em História pela Unicamp, Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Net Work, Especialização em História do Brasil pelas Faculdades Integradas Simonsem, Graduação em História pela FEUC, Graduação em Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuiba. Possui experiência como Professor de História e Geografia na Escola de Ensino Integral da Educação Básica, Coordenador Pedagógico e Diretor Escolar. Atualmente é Professor III na Faculdade de Americana no Curso de Pedagogia

Tácio José Natal Rapozo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2015) e Máster en Educación: Planificación, Innovación y G - Universidad de Alcalá de Henares (2010), Especialista em Planejamento, Inovação e Gestão da Prática Educativa pela Universidade Gama Filho (2010). Especialista em Educação Internacional pela Universidad de Alcalá de Henares (2009), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Teologia de Boa Vista - RR (2009) e Graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Votuporanga (2001).

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Publié-e

2020-06-22

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AVELINO, Wagner Feitosa; RAPOZO, Tácio José Natal. Contribuições da Escola de Frankfurt à Escola Contemporânea. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 50–59, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p50-59. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7326. Acesso em: 24 nov. 2024.

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