ALAGOAS: GÊNESE, IDENTIDADE E ENSINO

Auteurs-es

  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n10p256

Mots-clés :

Alagoas, Identidade, Ensino de História.

Résumé

Este trabalho é uma resenha da obra da historiadora e educadora Leda Almeida "Alagoas: gênese, identidade e ensino". A importância deste livro se expressa tanto na a obra completa da autora, quanto no exercício intelectual de compreensão da relação entre a história do estado de Alagoas, dos alagoanos e dos modos como estes se relacionam com a sua própria história. O movimento do livro lança luz sobre as bases da formação do estado de Alagoas e, para isto, Leda Almeida envereda pelos seguintes temas: a unificação dos Estados Nacionais europeus; a formação do Estado Nacional brasileiro e sua relação com a história de Alagoas; as representações em torno de Alagoas e o ensino de história nas escolas públicas. Somos levados a colocar em xeque as representações estereotipadas que circundam a discussão sobre a construção de uma "alagoanidade" frente à história deste estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas; Licenciada em História pela Universidade Norte do Paraná; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas; com intercâmbio acadêmico em Ciências da Educação ne Universidade de Lisboa.

Téléchargements

Publié-e

2014-01-25

Comment citer

SILVA, Camila Ferreira da. ALAGOAS: GÊNESE, IDENTIDADE E ENSINO. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 256, 2014. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n10p256. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/743. Acesso em: 17 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Resenhas

Articles similaires

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.