Ser professora Quilombola: em busca de uma identidade “outra”
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p427-445Mots-clés :
Educação escolar quilombola, Formação docente, Identidade étnicaRésumé
Este artigo apresenta alguns aspectos da construção identitária de professoras quilombolas da comunidade Serrote do Gado Brabo, localizada no município de São Bento do Una, Agreste Central de Pernambuco. Em nossa reflexão, partimos da importância das experiências vividas por nossas interlocutoras, sobretudo do fato de serem docentes cujas práticas cotidianas são marcadas pela etnicidade (BARTH, 2000). Procuramos enfatizar, no presente artigo, os desafios por elas enfrentados durante sua formação escolar e acadêmica, o que reverbera na construção de uma identidade docente diferenciada. Observamos que, no contexto escolar, as diferenças expressas pelas professoras quilombolas geraram conflitos e tensões, quando da interação com outros grupos. A pesquisa apontou, a partir do conjunto das narrativas das nossas interlocutoras, que a identidade docente, no caso estudado, é tecida através das experiências de vida que constituem sua identidade étnica.
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