A gestão escolar e a formação de professores: interlocuções e possibilidades

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p543-553

Mots-clés :

Formação docente. Gestão democrática. Políticas Educacionais.

Résumé

A gestão democrática escolar deve proporcionar espaços cooperativos de formação profissional dos educadores que compõem a equipe. Diante da relevância de discutir sobre a temática, o presente artigo objetivou desenvolver uma análise teórico-reflexiva sobre os processos de gestão democrática e a formação docente no contexto escolar. O caminho metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, a fim de dar suporte teórico ao estudo com base em autores como Libâneo (2015), Veiga (2013), Tardif (2017), Tardif e Lessard (2014), Gatti (2013), Nóvoa (2013, 2014) e Luck (2017). A partir das análises empreendidas, conclui-se que a gestão escolar democrática deve fazer da escola um lugar de autonomia docente, tornando os profissionais protagonistas de seu próprio aperfeiçoamento constante

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-18

Comment citer

SERPA, Ivana Almeida; DE SOUZA, Débora Velasque; PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; DINARDI, Ailton Jesus. A gestão escolar e a formação de professores: interlocuções e possibilidades. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 543–553, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p543-553. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9396. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.