Da licenciatura em pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p289-311

Mots-clés :

Formação de Professores. PIBID. Início da Docência.

Résumé

Relata-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender contribuições de um programa de iniciação à docência para a formação de professores no que tange ao modelo formativo proposto, bem como identificar aspectos deste para a superação das dificuldades no início da carreira. Para tanto, adotou-se uma análise comparativa das experiências de formação de duas professoras iniciantes, sendo uma egressa apenas da licenciatura em Pedagogia e a outra do PIBID, ambas da mesma instituição. Os dados foram coligidos a partir de entrevistas semiestruturadas com as docentes em atuação profissional no município de Naviraí, interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Da análise, conclui-se que a formação inicial parece cumprir um papel importante para o início da aprendizagem profissional e as ações do PIBID contribuíram para compreender a dinâmica do trabalho docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS, Campo Grande-MS.

Cristiana Mariano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus Naviraí.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-18

Comment citer

CIRÍACO, Klinger Teodoro; MARIANO, Cristiana. Da licenciatura em pedagogia à indução na docência: contribuições do PIBID. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 289–311, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p289-311. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9951. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.