A argumentação no processo de formação inicial docente: reflexões dos egressos do PIBID Letras/Português da Universidade Federal de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp246-262Parole chiave:
Ethos.Argumentação. Letramento docente.Abstract
O trabalho analisa o ethos, num viés retórico-enunciativo, de egressos do PIBID, Subprojeto Letras, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A abordagem metodológica é qualitativa numa análise linguístico-interpretativista, recorrendo-se a Notas de Campo (NC) dos sujeitos à época que faziam parte do PIBID, como bolsistas de Iniciação à Docência, na perspectiva de reconhecer os seus Ethe, mediante as implicações desse Programa em suas práticas autorreflexivas como professores em formação inicial. Estudos sobre o letramento do professor (FIAD, 2011; KLEIMAN; DIAS, 2016; SANTOS; 2012), no campo multidisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 2006); a Argumentação Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005; REBOUL, 2004; MEYER, 2008) e a Argumentação na Língua (DUCROT, 1987; KOCH, 2008), e os estudos sobre os saberes profissionais docentes (TARDIF, 2014) são caros ao empreendimento das análises neste estudo. Os resultados apontam para a importância do desenvolvimento de práticas de escrita reflexiva nos processos de letramento acadêmico e docente desses sujeitos.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).