Os parques infantis de Mário de Andrade no contexto das transformações políticas de atendimento à infância no período da ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p270-284Parole chiave:
Políticas públicas, Educação infantil, LudicidadeAbstract
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o significado da criação dos Parques Infantis em 1935, na cidade de São Paulo e sua extinção em 1975, no contexto das transformações políticas ocorridas no século XX, em relação ao cuidado e à educação da infância no período da ditadura militar. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica de autores como Haddad (2006; 2008), Faria (1995; 1999; 2002) e Duarte (2000). A extinção dos Parques Infantis, no período da ditadura militar, refletiu as transformações de atendimento de crianças pequenas processadas nas políticas públicas de países ocidentais sob influência norte-americana, apontando para o fortalecimento de um modelo de atendimento arraigado aos pressupostos do silenciamento cultural, com reverberações até os dias atuais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABDANUR, Elisabeth. Parques Infantis de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 36, p. 263-270, 1994.
AMORIM, Kátia de Souza; YAZLLE, C.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Binômios saúde-doença e cuidado-educação em ambientes coletivos de educação da criança pequena. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, Brasil, v. 10, n. 2, p. 3-18, 2000.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Chapecó: Ed. UFFS, 2019. Disponível em https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/3122/1/Macuna%C3%ADma%20-%20PDF.pdf. Acesso em 24/07/2020.
AZEVEDO, Fernando de, et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584 Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/
revista/edições/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em 11 dez 2012.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
COUTINHO, Ângela Scalabrin; MORO, Catarina. Educação infantil no cenário brasileiro pós golpe parlamentar: políticas públicas e avaliação. Zero-a-Seis, v. 19 n. 36, p. 349-360, jul-dez, 2017. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p349.
DEWEY, John. A criança e o programa escolar. In DEWEY, John. Vida e Educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Melhoramentos, [1902]1978.
DUARTE, Rivania Kalil. A dimensão espacial dos programas de educação infantil: o espaço físico e as propostas político-pedagógicas das escolas de educação infantil do Município de São Paulo no período de 1975 a 1985. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. A contribuição dos Parques Infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação & Sociedade, Campinas, ano XX, nº 69, dez. 1999. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301999000400004.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da Educação Infantil. Campinas: Editora fda Unicamp/São Paulo: Cortez, 2002.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Origens da rede pública municipal na cidade de São Paulo: O Departamento de Cultura e os Parques Infantis de Mário de Andrade. Pró-posições, v. 6 n. 2[17], p. 34-45, jun. 1995.
FARIAS, Doracy Rodrigues; AMARAL, Luíza Maria Sousa do; SOARES, Regina Célia. Biobibliografia de Anísio Teixeira. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 207-242, jan./dez. 2001. DOI 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.
FROEBEL, Friederich W. A. A educação do homem. Tradução de Maria Helena Camara Bastos. Passo Fundo: UPF, [1826]2001.
GRINDLER, Victor. Higiene e Recreação: Parques Infantis de São Paulo, 1935-1938. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
HADDAD, Lenira. A trajetória da educação infantil em quatro ciclos. In: SAETA, Beatriz Regina Pereira; NETO, João Clemente de Souza; NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. (Orgs.). Infância: violência, instituições e políticas públicas. São Paulo: Expressão e arte, 2008, v. 2, p. 121-138.
HADDAD, Lenira. Políticas integradas de educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.36 n.129, set./dez. 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000300002.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Apezzato (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 31-37.
KUHLMANN Jr., Moysés. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 78, p 17-26, ago. 1991.
KUHLMANN Jr., Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, n. 14, Mai/Jun/Jul/Ago. 2000. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782000000200002.
LOPEZ, Telê Ancona. O turista aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na imagem. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 13, n. 2, dez. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142005000200005
ROSEMBERG, Fúlvia. A educação pré-escolar brasileira durante os governos militares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 82, p. 21-30, ago.1992.
ROSEMBERG, Fúlvia. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 7-40, jul. 1999. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000200001.
ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, estado e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 25-63, mar. 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000100002.
SANTOS, Ademir Valdir dos. Educação e fascismo no Brasil: a formação escolar da infância e o Estado Novo (1937-1945). Revista Portuguesa de Educação, v.25, n.1, p. 137-163, 2012.
TEIXEIRA, Anísio. A Pedagogia de Dewey (Esboço da teoria da educação de John Dewey). In Dewey (Col. "Os Pensadores"). São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 113-135.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).