Relação entre teoria e prática pedagógica
dilema antigo e ainda presente na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp380-391Parole chiave:
Formação de professores, Relação teoria e prática, Prática pedagógicaAbstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns aspectos que atravessam a relação teoria e prática, na formação de professores, dilema antigo e ainda presente nesse contexto. Trata-se de um estudo teórico, com base nos seguintes referenciais: sobre formação de professores (GATTI, 2000; 2013; 2014; 2017; 2019; PIMENTA, 1999; 2001, NÓVOA 1992; 1995; 2009) e prática pedagógica (LIBÂNEO, 2005; TARDIFF, 2002; CRUSOÉ, 2014; ALARCÃO, 2001).Os resultados apontaram para uma formação que deve considerar: a) a retroalimentação entre o campo acadêmico e profissional; b) as subjetividades, crenças e valores que atravessam a prática escolar e que interferem na conduta pedagógica do profissional professor; c) as identidades forjadas no campo da formação e da prática pedagógica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BOAVIDA, João; AMADO, João. Ciências da educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2017.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Prática interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Curitiba, PR:CRV, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 7ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 115-117. (Coleção Leitura).
GATTI, Bernadete A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000. (Coleção Formação de Professores).
GATTI, Bernadete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista. Curitiba, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf
GATTI, Bernadete A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100. p. 33-46, dez./ jan./fev. 2013/2014. Disponível em http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164.
GATTI, Bernadete A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa v.47 n.166 p.1150-1164 out./dez. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1150.pdf
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRE, Marli Elisa Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. [S.l: s.n.], 2019.
LIBÂNEO, J.C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortêz, 2005.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora da UNESP, 2013. p. 23-54.
NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In. Os professores e a sua formação. In: NÒVOA, Antonio (org.) 2. ed. Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. NÒVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro.
OLIVEIRA Dalila A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004 1127 Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/
OLIVEIRA Dalila A. A nova regulação de forças no interior da escola: carreira, formação e avaliação docente. In: RBPAE, v. 27, n.1, p. 25-38, jan/abr.2011.
PIMENTA, Selma. G. Formação de professores: identidades e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA JÚNIOR, C. A. Construção de um espaço público de formação. In: SILVA JÚNIOR, C. A.; GATTI, B. A.; MIZUKAMI, M. G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; SPAZZIANI, M. L. (Org.). Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 133-148.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).