Caminhos traçados
a formação de professores em educação ambiental a partir da análise integrativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp514-536Parole chiave:
Formação de Professores, Educação Ambiental, Análise Integrativa.Abstract
O artigo problematiza o panorama da formação de professores em Educação Ambiental (EA) entre desafios e potências. Tem-se por objetivo mapear e analisar a produção acadêmica e científica entre 1992 e 2017 em língua espanhola e em língua portuguesa disponível no Portal de Periódicos da Capes referente à formação de professores em EA. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa, bibliográfica e documental a partir da Análise Integrativa. Os resultados demonstram desafios infraestruturais, pessoais, institucionais e ideológicos que atravancam o desenvolvimento de formações significativas e potências quando se utiliza diferentes espaços, agentes e instituições para gerar experimentações através de metodologias plurais e diversificadas no fazer EA através da docência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARCELOS, Valdo. Uma educação nos trópicos: contribuições da Antropofagia Cultural Brasileira. Petrópolis: Vozes, 2013.
BARCELOS, Valdo. Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RS: Vozes, 2008.
BRANCHER, Vantoir Roberto et al. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (Re)simbolização da docência: entre imaginários e saberes na defesa do protagonismo dos professores. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
CASCINO, Fabio. Educação ambiental: princípios, história, formação de professores. 3. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
DEMO, Pedro. O Porvir: desafio das linguagens do século XXI. Curitiba: Ibpex, 2007.
ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho. Etnografia: saberes e práticas. In: PINTO, Regina Jardim Pinto; GUAZZELLI, César Augusto Barcellos. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GONZAGA, Amarildo Menezes. A pesquisa em educação: um desenho metodológico centrado na abordagem qualitativa. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (Orgs.). Pesquisa em educação. São Paulo: Ed. Loyola, 2006.
GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: A conexão necessária. Campinas, SP: Papirus, 1996.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se parra a mudança e a incerteza. 6. Ed. São Paulo, Cortez, 2006.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
LEFF, Enrique. Interdisciplinaridade e formação ambiental: antecedentes e contribuições da América Latina. In: A. Philippi Jr., C.E.M. Tucci, D.J. Hogan, R. Navegantes (Orgs.). Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de, (orgs). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
MORAES, Roque. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. In: FREITAS, José Vicente de; GALIAZZI, Maria do Carmo (Orgs.). Metodologias Emergentes de Pesquisa em Educação Ambiental. Ijuí: Unijuí, 2007. 216 p.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 16°ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.
MUCH, Liane Nair; LIMA, Ana Paula Santos de. Os processos formativos de professores e a urgente profissionalização docente. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. O desafio ambiental. Emir Sader Organizador. 3° ed. Rio de Janeiro, 2012.
SANTOS, Caroline da Silva dos, et al. As interfaces da docência: olhares, movimentos, horizontes na/com a formação de professores. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Teoria e Prática Científica. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. 23 ed. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, Ismar de Oliveira. Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In: APARICI, Roberto (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOFFIATI, Arthur. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de, (orgs). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TEIXEIRA, Betina Waihrich; SANTOS, Cristiane Berenice Caraveta dos; MACHADO, Daiana de Avila. Formação docente: um assunto relevante para a educação profissional e tecnológica In: BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fontes de (Orgs.). Formação de professores em Tempos de Incerteza: Imaginários, Narrativas e Processos Autoformadores. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, Vitória, Facitec, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).