A integração das TDIC no ensino da língua portuguesa

Autori

  • Denson Andre Pereira da Silva Sobral UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp298-321

Parole chiave:

Integração, TDIC, Ensino, Língua Portuguesa

Abstract

Este artigo analisa como as TDIC estão sendo integradas no ensino da língua portuguesa nas escolas públicas do Estado de Sergipe. Para tanto, selecionou-se, por meio da página eletrônica do Repositório Institucional do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Sergipe (RI-UFS), um corpus composto pelas dissertações defendidas no período compreendido entre os anos de 2015 a 2019. Os dados foram analisados com base nos estudos de Presky (2005), Lévy (2010) e Almeida e Valente, (2011). Os resultados apontam que o processo de integração das TDIC nas aulas de língua portuguesa ainda é lento e isolado, uma vez que as ações realizadas pelos docentes nas escolas não passam pela articulação entre TDIC, currículo, gestão escolar e políticas públicas. Além disso, a integração das TDIC no ensino da língua materna corre o risco de se encerrar nas iniciativas dos professores que as realizam, no caso, dos docentes em formação em nível de mestrado, pois, a maioria delas não tem possibilidade de serem aplicadas em outras instituições escolares do Brasil, já que não observa todas as especificidades e demandas das diferentes realidades educacionais das escolas brasileiras.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, M. E. B. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Anais do XV Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Editora Paulus, 2011.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em 3 nov. 2013.

ALMEIDA, M. E. B.; BERTONCELLO, L. Integração das tecnologias de informação e comunicação na educação: novos desafios e possibilidades para o desenvolvimento do currículo. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6489_4005.pdf. Acesso em: 12 jan. 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657%3Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859. Acesso em: 23 dez. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. RESOLUÇÃO nº: 4, de 13 de jul de 2010. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=866&id=14906&option=com_content&view=article. Acesso em: 23 dez. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657%3Aparametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195%3Aseb-educacao-basica&Itemid=859. Acesso em: 23 dez. 2013.

FERNANDES, J. R. Tecnologias na educação e Currículo integrado: convergências e contribuições. In: ALMEIDA, M.E. B (coord.). Formação de Educadores da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, 2010.

MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 01, p. 19-44, 1997.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, MCB University Press, v. 9, n.5, October 2001. Disponível em: https://goo.gl/ikp04j Acesso em 05 mar. 2018.

SANDHOLTZ, J. H.; RINGSTAFF, C; DWYER, D. C. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SANTOS, E. O Currículo multirreferencial: outros espaços tempos para a educação online. Revista Salto para o futuro. Cibercultura: o que muda na educação. Ano XXI Boletim 03 - Abril 2010. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/212448cibercultura.pdf. Acesso em 17 de Agos. 2018.

SANTOS, E. A mobilidade cibercultural: cotidianos na interface educação e comunicação. Em Aberto, v. 28, n. 94, 2015.

Pubblicato

2021-09-29

Come citare

PEREIRA DA SILVA SOBRAL, Denson Andre. A integração das TDIC no ensino da língua portuguesa. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 298–321, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp298-321. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12322. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

Articoli simili

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.